A Universidade Estadual de Maringá concedeu, nesta segunda-feira, dia 24, o título de Doutor Honoris Causa ao professor Willy Jean Malaisse, da Universidade Livre de Bruxelas (ULB). A solenidade foi conduzida pelo reitor Júlio Santiago Prates Filho, durante sessão solene do Conselho Universitário (COU). Malaisse é um dos maiores pesquisadores em diabetologia e seus trabalhos têm reconhecimento internacional, contribuindo para o avanço do conhecimento sobre os mecanismos reguladores da função secretora da insulina e do diabetes.

Durante a cerimônia, o professor Paulo Cezar de Freitas Mathias, de quem partiu a iniciativa de outorga do título, destacou as razões que o motivaram a solicitar essa honraria a Malaisse. Entre elas, a importância do homenageado na pesquisa, suas publicações e seu reconhecimento no meio acadêmico. A contribuição do pesquisador na área de diabetes vai além do meio acadêmico. Graças a ele, os remédios hipoglicemiantes orais, que salvaram muitas vidas, foram melhorados. Malaisse colaborou também com a formação de pesquisadores brasileiros, entre eles, Paulo Mathias, que já participou da formação de vários outros professores e pesquisadores. Segundo Mathias, isso tem participação na virada da pesquisa no País. O Brasil subiu à 11ª posição no ranking mundial.

Mathias aproveitou para agradecer à UEM, da qual, tem muito orgulho, citando que a Universidade deu esse passo importante. Comentou ainda sobre a importância de as universidades serem agnósticas para que as pesquisas possam fruir mais livremente. Ressaltou, ao comentar sobre os ataques sofridos pela UEM pela pesquisa experimental, que é preciso sair da ignorância e saber que muitas pesquisas só foram possíveis graças aos experimentos laboratoriais.

Malaisse agradeceu a honraria e destacou o trabalho dos três pesquisadores brasileiros que passaram pelo seu laboratório nas pesquisas, nas publicações e melhorias dos medicamentos. Os dois outros pesquisadores brasileiros são Antonio Carlos Boschero, da Unicamp, e Ângelo Rafael Carpinelli, da USP. Comentou ainda sobre Maringá, que considera radiosa e maravilhosa, e sobre a alegria de sair do outono e encontrar a primavera.

O reitor Júlio Santiago Prates Filho falou sobre o que era fazer ciência e sobre a importância da UEM no cenário científico. Ressaltou a importância do homenageado e de seu trabalho. Destacou ainda o orgulho da Universidade em conceder o título a Malaisse.

Currículo – Graduado em Medicina pela Universidade Livre de Bruxelas, na qual é docente desde1969, Malaisse tem mais de 2 mil artigos científicos publicados, incluindo capítulos de livros. Seus trabalhos receberam mais de 25 mil citações. Já prestou consultoria Programa do Núcleo de Estudos em Diabetes e Obesidade da UEM, no qual, desenvolve projetos de pesquisa, englobando o estudo do efeito de alimentos contendo ácidos graxos Omega 3 e Omega 6 no funcionamento das células pancreáticas produtoras de insulina, visando a desenvolver intervenções preventivas contra a diabete e a obesidade. O cientista belga ainda coopera com dois programas de pós-graduação da UEM (Ciências Biológicas e Educação Física).