A VII Jornada Linux de Maringá (Jolim) começa nesta segunda-feira, dia 24, na Universidade Estadual de Maringá. O evento, realizado pelo Grupo PET-Informática da UEM, termina na quarta-feira, dia 26. O objetivo é divulgar e incentivar o uso do software livre, em especial do sistema operacional Linux.

A programação conta com uma palestra de abertura e seis minicursos. A palestra sobre Teste de Invasão com Ferramentas Livres será proferida por Luiz Vieira, a partir das 19h40, no Anfiteatro Ney Marques. Nela, serão informadas as etapas necessárias para a realização dos diversos tipos de um teste de invasão e as melhores ferramentas baseadas em software livre utilizadas para cada etapa. Haverá demonstrações práticas da utilização das principais ferramentas citadas na palestra.

Os minicursos são Introdução ao Linux; Redes em Linux; Metasploit Framework: ferramenta livre para PoC de vulnerabilidades; Oracle para Linux; Arduino; e Programação para Android. Mais informações no Pet-Informática, BlocoC-56, sala 1, site http://www.din.uem.br/jolim/ ou telefone (44) 3011-5116.