Foto: Xikinho Nascimento

A VII Semana de Engenharia Agrícola (SEA), promovida pelo Câmpus Regional da UEM em Cidade Gaúcha, de 23 a 27 deste mês, destaca os desafios do desenvolvimento conservacionista no Arenito Caiuá. Durante a solenidade de abertura, a coordenadora do curso de Engenharia Agrícola e presidente da comissão organizadora do evento, Denise Mahl Porcel, destacou o trabalho da equipe e apoio da comunidade de toda região. Citou que a inserção do curso traz melhorias para as pequenas e médias propriedades. Lembrou ainda da importância do engenheiro agrícola para o desenvolvimento sustentável e consistente da região do Arenito Caiuá.

O chefe do Departamento de Engenharia Agrícola (DEA), Giuliani do Prado, comentou sobre o envolvimento dos acadêmicos, professores e servidores técnicos na realização da SEA e sobre a qualidade dos palestrantes. Aproveitou também para agradecer a Emater e a Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná. O diretor do Câmpus do Arenito, Reny Adilmar Prestes Lopes, referendou os pronunciamentos dos professores Porcel e Prado. O reitor Júlio Santiago Prates Filho lembrou aos alunos a importância de participação em eventos regionais e nacionais e agradeceu o envolvimento da Federação de Acadêmicos de Engenharia Agrícola, da Empresa Júnior de Engenharia Agrícola e Centro Acadêmico de Engenharia Agrícola na SEA.

Logo após, o professor Handrey Borges Araújo (DEA) substituiu o palestrante da noite, Rouverson Pereira da Silva, da Unesp, que teve problemas com o vôo. O tema foi Desafios dos Engenheiros Agrícolas frente ao Desenvolvimento Conservacionista. As demais palestras abordam os temas: Cultivando Água Boa; Aquisição de Dados com Sensores Aerotransportados e Aplicações; Desafios dos Produtores para Atender a Legislação Ambiental e Discussões sobre o Novo Código Florestal; Integração Lavoura-Pecuária: intensificação do uso da terra; e Mercado de Trabalho para Engenheiros e Dinâmica de Grupos para Processos de Seleção. Estão previstos também minicursos e grupos de discussão sobre ensino/aprendizado de Engenharia Agrícola. Outras informações pelo fone (44) 3675-1779 ou 9986-5852 ou site www.dea.uem.br.