Começa, na segunda-feira, dia 24, o 2º Encontro Estadual de Geografia e Ensino e a 20ª Semana de Geografia da Universidade Estadual de Maringá. Os eventos seguem até sexta-feira, dia 27, e irão debater temas como a vulnerabilidade ambiental e o novo código florestal; a reforma agrária no governo Dilma Rousseff; cidade e cidadania, entre outros. Para isso foram convidados debatedores de renome diversas instituições brasileiras.

A abertura oficial será na segunda-feira, às 19 horas, no auditório do Bloco B-33. A palestra que abre os eventos será proferida por Ruy Moreira, professor da Universidade Federal Fluminense e um dos expoentes da chamada geografia crítica, segundo informações do wikipédia. Ainda de acordo com o site, geografia crítica “é uma corrente que propõe romper com a ideia de neutralidade científica para fazer da geografia uma ciência apta a elaborar uma crítica radical à sociedade capitalista pelo estudo do espaço e das formas de apropriação da natureza. Nesse sentido, enfatiza a necessidade de engajamento político dos geógrafos e defende a diminuição das disparidades sócio-econômicas e regionais”. Ruy Moreira, que também é autor de vários artigos e livros, ainda vem se dedicando a pesquisas cruzadas no campo da teoria e da epistemologia geográfica e da organização espacial da sociedade brasileira.

Para consultar a programação completa acesse www.dge.uem.br/semageo. Informações também pelo fone (44) 3011-4290.