Termina neste sábado (22), a 20ª edição do Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), no câmpus da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O EAIC é um congresso realizado para difundir a produção científica gerada no ano anterior pelas universidades estaduais do Paraná. A cada edição, uma das instituições fica responsável por receber o evento.O reitor Julio Santiago Prates Filho participou da abertura do evento, nesta quinta-feira (20).

Ainda na solenidade de abertura, o assessor técnico da Seti (Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Décio Sperandio, representou o governador Beto Richa. A UEM participa, este ano, com 685 dos 3069 trabalhos inscritos, o que equivale a mais de 20% do total de pesquisas que serão apresentadas. Quinze ônibus serão utilizados para fazer o transporte dos alunos participantes.

A divulgação dos estudos é uma das exigências do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para continuar fomentando o conhecimento nas instituições. O encontro das estaduais do Paraná é modelo divulgado pelo próprio órgão governamental como um exemplo a ser seguido, uma vez que facilita a difusão do conhecimento e reduz custos, pela junção de seis eventos individuais em um único, compartilhado por todas as estaduais do Paraná.

As instituições participantes, além da UEM e UEPG, são: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp).