A Universidade Estadual de Maringá realiza a XXII Semana da Matemática até sexta-feira, dia 30, no bloco F-67. Na programação, palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e a mostra Matemativa: cônicas em exposição, além de atividades culturais. Durante a solenidade de abertura, nesta segunda-feira à noite, 26, o coordenador do evento, Marcos Teixeira Primo, agradeceu a comissão organizadora e os órgãos que apoiaram o evento, desejando sucesso aos participantes. O chefe do Departamento de Matemática, Cícero Lopes Frota, apresentou um resumo das atividades do evento e do DMA, falando também do Programa de Pós-Graduação, dos projetos institucionais, destacando que 2011 é especial por ser marcar os 40 anos do curso e do Departamento de Matemática.

O diretor-adjunto do Centro de Ciências Exatas, Osvaldo Germano do Rocio, comentou sobre sua experiência de aluno da UEM e recomendou aos alunos que aproveitassem a oportunidade oferecida pelo evento. Disse que eventos assim despertam o interesse para aquilo que os participantes vão definir como ramo de pesquisa. O reitor Júlio Santiago Prates Filho ressaltou a importância da Semana da Matemática e do DMA na UEM. Mencionou os avanços e conquistas do departamento, do qual, faz parte, lembrando que é coparticipante do processo. Finalizou colocando a administração à disposição para continuar com os avanços e desejando sucesso a todos.

Logo após a solenidade de abertura, foram proferidas as palestras Modelagem Matemática de Sistemas Biológicos, pelo professor Rodney Carlso Bassanezi, da Unicamp, e Matemática Aplicada e Aplicações, pelo professor Emerson Vitor Castelani, da Unioeste. Ainda serão abordados temas como Cobrindo Disco com Discos; Princípio das Gavetas e Algumas Aplicações; Uma Crônica das Cônicas; As Simetrias e a Interdisciplinaridade; A Consistência de Transporte de Capitais no Tempo; Existe uma Fórmula para Resolver uma Equação de Grau Maior do que Dois?; Bases de Gröbner, Pegadas de Ideais e uma Aplicação; O que é Dimensão; Algumas Estruturas Simples em Geometrias Clássicas. Também serão debatidos os temas Desafios do Curso: o que vem a seguir? e Avaliação do Projeto Pedagógico do Curso de matemática.

Outras informações pelo site www.dma.uem.br.