Com a presença, na abertura, dos reitores das universidades paranaenses, entre eles Júlio Santiago Prates Filho; e com a participação integral dos assessores e coordenadores de escritórios de Cooperação Internacional, incluindo a professora Evanilde Benedito, do ECI/UEM, foi realizado, na última segunda e terça-feiras (20 e 21), em Curitiba, o I Seminário de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná (SIIES/ PR).

Realizado no câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o evento, que teve a participação também de representantes da Reitoria da UTFPR e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e das estaduais UEM, UEL, Uenp, Unicentro e UEPG. O Seminário teve, na programação, palestras sobre internacionalização e apresentações sobre boas práticas do Instituto Nacional de Ciências Aplicadas (Insa), de Lyon (França); de representantes de consulados; do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD); e do Education USA Offices. Um dos palestrantes do seminário foi Márcio Ramos de Oliveira, coordenador geral do Programa de Pesquisa em Engenharia, Capacitação Tecnológica e inovação e responsável pelo Programa Ciência sem Fronteiras, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Representando o CNPq, Márcio Oliveira parabenizou a iniciativa do seminário e lembrou que as assessorias internacionais das universidades desempenharão importante papel para o sucesso do Programa Ciência sem Fronteiras. O evento contou com a participação de professores, agentes universitários, estudantes e de pessoas da comunidade externa interessadas no assunto. O seminário foi transmitido a todo o Estado, por meio de teleconferência. O I SIIES/PR foi realizado pela UTFPR e contou com o apoio das assessorias de cooperação internacional das instituições de ensino superior paranaenses. O II SIIES será realizado na UEM, em 2012, e pretende reunir, discutir e propor metas para a internacionalização dos cursos de graduação e pós das Universidades do Estado do Paraná.