O reitor Júlio Santiago Prates Filho, acompanhado dos diretores dos câmpus regionais da Universidade Estadual de Maringá, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores das regiões onde os campus estão inseridos, apresentou, ontem (19), ao secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Alípio Leal, documento com o diagnóstico sobre a situação dos câmpus regionais da universidade.

No encontro, foram discutidas as necessidades de melhorias para a UEM, e a captação de recursos e contratação de pessoal para os câmpus de Cianorte, Diamante do Norte, Ivaiporã, Cidade Gaúcha, Umuarama e Goioerê. O levantamento com o relato da situação de cada câmpus regional foi preparado pelos diretores, a pedido do reitor. Prates Filho solicitou o documento com o objetivo de preparar um planejamento de investimentos nestes câmpus, mediante a obtenção de recursos junto ao governo. O reitor vem conversando com os Conselhos Superiores da UEM, para discutir a implementação de uma possível política de descentralização orçamentária na Universidade, de forma a tornar cada câmpus com dotação orçamentária própria. Ainda durante o encontro, em Curitiba, os deputados enfatizaram que, nos últimos anos, o ensino básico recebeu mais investimentos e, com isso, o ensino oferecido pelas universidades tornou-se carente. O secretário reiterou que a educação é uma das prioridades do governo, mas as melhorias acontecerão a partir do próximo ano, em virtude do planejamento orçamentário do Estado já estabelecido anteriormente. A audiência reuniu, entre outras autoridades, os deputados federais Osmar Serraglio (PMDB) e Rubens Bueno (PPS), e os estaduais Nelson Garcia (PSDB), Fernando Scanavaca (PDT) e Jonas Guimarães (PMDB).