O Escritório de Cooperação Internacional (ECI) divulgou, nesta segunda feira (19), o resultado do Edital 002/2011-ECI, que trata da convocatória de mobilidade discente para o primeiro semestre de 2012. Superando as expectativas, este primeiro edital de contou com um número expressivo de inscritos, das mais diferentes áreas do conhecimento, tanto do câmpus sede quanto das extensões da UEM.

Os estudantes inscreveram-se para 14 instituições da Europa, América do Norte e do Sul. Cerca de 80% dos inscritos deram preferência às universidades européias, e entre estas a Universidade Técnica de Lisboa (foto) apresentou o maior número de interessados. De acordo com o Edital, as melhores candidaturas receberão apoio para a mobilidade de um semestre letivo. Foram selecionados bolsistas para cinco países: Chile, Escócia, Espanha, França e Portugal. Além destes, foi ainda selecionado o bolsista para a Universidade de Cuyo (Argentina).

Foi possível identificar, neste primeiro edital, que existem estudantes interessados e aptos a realizarem mobilidade internacional. São jovens de 20 a 25 anos, estimulados pelos pais, coordenadores de curso e colegas que já realizaram intercâmbio, e que percebem que a mobilidade internacional é a oportunidade de complementar a grade curricular com disciplinas que não constam no currículo e aprimorar conhecimento em uma área específica, vislumbrando uma melhor inserção no mercado de trabalho.

Considerando o sucesso do edital e uma vez identificada a existência de uma demanda qualificada, o ECI pretende continuar investindo em editais para estudantes da UEM, respondendo assim, às ações estratégicas da administração central, para a internacionalização.