Júlio Santiago Prates Filho, Flávio Arns e Wilson Quinteiro

Em reunião com Flávio Arns, governador em exercício do Paraná, o reitor da Universidade Estadual de Maringá, professor Júlio Santiago Prates Filho, fez a entrega da pauta de reivindicações elaborada pelos estudantes e entidades que representam o movimento estudantil que ocupou, na tarde de ontem (25), o prédio da Reitoria.

No encontro com Arns, ocorrido hoje pela manhã em Sarandi, Prates Filho disse que reconhece o apoio do governo para as instituições públicas de ensino superior do Estado, porém ele destacou que o atual orçamento está muito aquém para atender as necessidades das universidades.

O reitor da UEM também salientou que aposta no diálogo com o governo em busca de uma solução conjunta, capaz de solucionar o impasse estabelecido desde a ocupação.

Dizendo que o governador Beto Richa está sendo informado sobre o caso, Arns garantiu que irá encaminhar a pauta de reivindicações para o secretário Alípio Leal, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O governador em exercício também pontuou que o orçamento atual foi aprovado pelo governo anterior e falou da necessidade de o governo federal injetar mais recursos no ensino superior público do Paraná que é compreendido, quase que na sua totalidade, por instituições estaduais.

O secretário especial de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, intermediou a reunião do reitor com o governador em exercício.

Íntegra da pauta de reivindicação dos alunos

Ao Sr. Governador Beto Richa,

Nessa quinta-feira, dia 25 de agosto de 2011, nós, estudantes da Universidade Estadual de Maringá, em assembleia geral, decidimos ocupar o prédio da reitoria, protestando contra o corte de verbas do governo estadual (38% + 15%) e federal que atingem nossa universidade. Desde o início do ano os interesses dos estudantes, dos funcionários e professores vêm sendo atacados numa política compensatória da reitoria frente a redução dos recursos destinados à universidade.

Não admitimos tais cortes, que precarizam a qualidade da universidade pública. Nosso movimento vem ganhando adesão de outros setores da instituição e está disposto a permanecer no prédio da reitoria, até que uma proposta garantindo o atendimento de nossas reivindicações seja feita.

Sendo assim, encaminhamos esta pauta de reivindicações, que dizem respeito ao campus sede e aos campi regionais, construída em assembleia geral, pelo conjunto dos estudantes e das entidades do movimento estudantil.

Exigimos resposta imediata!

Sem mais.

Movimento de ocupação da reitoria – Assembleia Geral dos Estudantes – UEM

Reivindicações decididas em Assembleia:

• Construção de novos blocos e finalização dos blocos já iniciados com qualidade adequada
  • Abertura de concursos para professores efetivos, vigilantes e técnicos administrativos
  • Transformação das bolsas trabalho em bolsas de pesquisa, ensino e extensão
  • Redução dos preços praticados pelas copiadoras dentro do campus sede e dos campi regionais para R$ 0,07 a folha copiada
  • Garantia da participação e transporte em saídas de campo, congressos e visitas técnicas
  • Manutenção e aumento do número de bebedouros e lixeiras
  • Garantia de equipamentos e infraestrutura segundo a necessidade de cada curso; mobiliário adequado em todos os blocos para assegurar a qualidade dos cursos e a saúde dos estudantes e professores
  • Construção da concha acústica e outros espaços de vivência para a comunidade acadêmica, no campus sede e nos campi regionais;
  • Fim de todas as taxas, inclusive pós-graduação latu sensu (sic);
  • Aquisição de mais livros para as bibliotecas de acordo com a necessidade de cada curso no campus sede e nos campus regionais
  • Mais verbas para licitação e construção da segunda e terceira etapas da Casa do Estudante Universitário
  • Contratação de seis funcionários para o Restaurante Universitário e a opção de alimentação vegetariana todos os dias
  • Bolsa de auxílio inclusão para todos os estudantes que necessitem de subsídio de acordo com sua renda, assegurando todas as refeições no Restaurante Universitário, bem como subsídio de quinhentas cópias e duzentas e cinqüenta impressões mensais
  • Construção do RU-2 e RU nos campi
  • Reversão do corte de verbas! 10% do PIB para a educação de forma imediata e ampliação da tributação sobre as grandes fortunas! Por um Plano Estadual de Assistência Estudantil com rubrica específica de 400 milhões de reais
  • Bolsa para todos do mestrado e do doutorado!
  • Aumento do valor das bolsas.
  • Instalações adequadas e recursos para os pós-graduandos desenvolver a pesquisa
  • Cotas de Xerox e impressão para a pós-graduação
  • Critérios claros na seleção e na distribuição de bolsas na pós-graduação
  • Casa do estudante também para o pós-graduando.
  • Centro de tradução de línguas estrangeiras.
  • Garantia de não criminalização da ocupação! Contra a presença da polícia no campus!