A Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) homenageou, ontem (8), em Londrina, o deputado federal Alex Canziani, numa solenidade realizada na Sala dos Conselhos da UEL, e da qual participou o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho.

Canziani recebeu uma placa em agradecimento por ter apresentado emenda constitucional propondo a redução de 20% para 1% a contrapartida das universidades em editais para financiamento de projetos, previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), de 2012, do governo federal. A emenda foi aprovada no Congresso Nacional e aguarda sanção presidencial.

Ao discursar, o deputado questionou: “Se a Constituição do Brasil diz que cabe à União prover o ensino superior do País, porque não temos recursos de custeio da União para manter as universidades estaduais?”.

A reitora da UEL, Nádina Moreno, enobreceu a atitude do deputado Canziani por ter empunhado esta bandeira em defesa das instituições de ensino superior paranaenses.

O presidente da Apiesp, Alcibíades Luiz Orlando, aplaudiu a proposição do deputado Alex Canziani, beneficiando todas as universidades estaduais brasileiras e pela iniciativa tão corajosa em benefício da Educação.

Representando o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o professor Décio Sperandio lembrou o tempo em que foi reitor da Universidade Estadual de Maringá por dois mandatos e sinalizou o quanto as instituições de ensino superior necessitam de deputados com sensibilidade, visão e que se pautem por ações concretas.

Vitor Hugo Dantas, coordenador da Região Metropolitana de Londrina, representou o governador Beto Richa na cerimônia.

A homenagem da Apiesp ao deputado Alex Canziani reuniu também outras autoridades, entre eles reitores das demais universidades estaduais paranaenses. (fonte: agência UEL)