Na última terça-feira (2), o vice-governador e secretário da Educação do Estado do Paraná, Flávio Arns, assinou o documento de liberação para o funcionamento do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Diamante do Norte. O parecer positivo para o credenciamento foi dado em outubro de 2010, após visita técnica de consultor do Ministério da Educação (MEC). A portaria aguarda publicação no Diário Oficial.

A UAB funciona desde 2005 e objetiva a formação de professores para a Educação Básica. Articulando-se com instituições públicas de ensino superior, o sistema promove o aumento das vagas ofertadas de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância.

Atualmente, o polo oferece os cursos de Administração (Projeto Piloto), História e Pedagogia. Com a autorização de funcionamento, é possível a implantação de novos cursos. A previsão para o próximo vestibular do Ensino a Distância (EAD) é a oferta dos cursos de graduação em História e Letras, além das especializações em Gênero e Diversidade na Educação e Mídias na Educação.