Foi divulgada, às 10 horas, a relação dos aprovados no Vestibular de Inverno de 2011 da Universidade Estadual de Maringá e 1.488 vestibulandos carimbaram o passaporte para a carreira universitária. Mais de 80% dos aprovados são do Paraná, segundo informou o professor Emerson Arnout de Toleto, presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU). Entre os inscritos, a porcentagem de paranaenses era de 70%.

Primeiro colocado

No topo da lista está João Paulo Bortot Soares, 19 anos, que foi o maior pontuador neste concurso. Seu escore foi de 555,1 de um total de 720 pontos possíveis. Contrariando a maioria dos concursos, que sempre emplaca em primeiro um candidato ao curso de Medicina, Soares se inscreveu para Bioquímica. É verdade que Medicina já foi uma opção para ele, mas a ideia de fazer Bioquímica, que é um curso novo na UEM, lhe pareceu atraente porque abre portas para uma carreira de pesquisador. “Acho que eu tenho perfil para isso. Penso em trabalhar com produção de vacinas”, conta ele, que é de Icaraima.

Mas agora que soube do resultado, Soares disse que ainda está “meio aéreo” com a novidade. Vai esperar a onda de euforia passar para por as ideias em ordem e ver o que de fato vai fazer. Se irá cursar mesmo Bioquímica ou voltará a pensar em Medicina.

Medicina

Maria Aparecida Prizon Tronco, mãe do primeiro colocado em Medicina, com a foto do filho Um dado interessante sobre os aprovados em Medicina é que 18 são do Paraná e dois do estado de São Paulo. O primeiro colocado no curso foi Rafael Prizon Tronco, 21 anos, com a seguinte pontuação: 541,3. Ele é filho de dois servidores da UEM e, no meio do ano, passou, também em Medicina, na Universidade Federal do Paraná, onde já está frequentando as aulas. É provável que ele troque a UFPR pela UEM, até para ficar perto da família, mas essa é uma decisão que ele vai tomar com a cabeça mais fria. Por enquanto, ainda está comemorando a vitória. Segundo ele, o sentimento predominante é de alívio. “Até sair o resultado, há sempre muita expectativa e pressão, inclusive pressão própria”, desabafa. E nem o fato de já ter passado numa faculdade pública diminuiu a pressão. “Por já ter sido aprovado, todo mundo espera que você vá bem, mas a lógica não é essa. Cada vestibular é único e a aprovação em um não garante o resultado do outro”, teoriza. Mas Rafael Tronco fez sua parte. Nos dois anos e meio que vem tentando uma vaga em Medicina, ele tem uma rotina de estudos pesada, sacrificando muitos finais de semana e abrindo mão de muitas coisas. “Mas valeu a pena”, garante.

Outra que está especialmente feliz pela aprovação em uma instituição pública de qualidade é Brenda Leci Pereira Gimenes, 32 anos. Ela é cega e sua luta por cursar uma universidade vem desde os 23 anos. Até já cursou dois anos de Direito numa faculdade particular, mas a falta de apoio institucional e sua limitação física contribuíram para que não levasse adiante o curso. Ela foi aprovada em Letras e sua expectativa quanto à futura vida de universitária é grande. “Espero ter a chance de trabalhar com pessoas deficientes e fazer a diferença”, diz ela. O Programa interdisciplinar de Pesquisa e Apoio à Excepcionalidade (Propae) da UEM será um importante instrumento para que Brenda alcance seus objetivos.

Início do ano letivo

Os aprovados neste Vestibular começarão o ano letivo em fevereiro do ano que vem, devendo efetivar a matrícula no período de 13 a 16 de janeiro. O processo de matrícula é realizado exclusivamente pela internet, na página da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA): www.daa.uem.br. A documentação necessária pode ser consultada no manual do candidato.

No dia 27 de janeiro, a Universidade divulga, também pelo site da DAA, a segunda chamada do Vestibular com a publicação das vagas remanescentes.

Vestibular de Verão

A Universidade já programou o período de inscrição para o Vestibular de Verão. O prazo vai de 1º a 21 de setembro.

Para consultar a lista dos aprovados basta acessar a página www.vestibular.uem.br. Para outros detalhes entre em contato com a Comissão Central do Vestibular Unificado, Bloco 28 do câmpus sede da UEM, fone (44) 3011-4450. Informações sobre matrícula na Diretoria de Assuntos Acadêmicos, no Bloco 109, telefones (44) 3011-4574, (44) 3011-4472 e (44) 3011-4241.