Nesta sexta-feira (5), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e seu Escritório de Cooperação Internacional (ECI) estão sediando a reunião plenária de reitores da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosur Universitario), no auditório do PDE, no Bloco B-33.

A temática do encontro é a mobilidade universitária. Os integrantes do Zicosur já possuem a mobilidade entre seus professores. No entanto, a mobilidade acadêmica, especialmente a de graduação, ainda não é realidade na Zona de Integração. As propostas para este tópico serão discutidas ao longo da reunião, que segue até à tarde com reitores do Brasil, Argentina e Paraguai.

O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, reiterou o interesse no fortalecimento da integração entre os participantes do Zicosur e na internacionalização do desenvolvimento de conhecimento. Posição reforçada pelo presidente da Zona de Integração, Eduardo Del Valle.

Estiveram presentes o presidente da Fundação Araucária, Paulo Roberto Brofman; o ex-reitor da UEM, Gilberto Pavanelli, representando o prefeito de Maringá, Sílvio Barros; Décio Sperandio, ex-reitor da UEM e assessor técnico da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que esteve no lugar do secretário estadual da Seti, Alípio Santos Leal Neto; entre outras autoridades.