Nesta quarta-feira (3), o auditório do Bloco B-33 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi palco do encerramento da turma 2009 do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), com os 211 professores atendidos pelo Núcleo Regional de Ensino (NRE) de Maringá. O Programa é uma parceria entre as secretarias de Estado da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior  e as universidades estaduais. No total, a UEM atendeu 518 professores de sete núcleos de educação na região.

Segundo a gestora da Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE), professora Marta Sueli de Faria Sforni, o PDE é um programa de formação continuada, visando o aperfeiçoamento do professor de 5ª a 8ª série e Ensino Médio. Cada turma dura dois anos e totaliza quase 900 horas de trabalhos para cada participante. No primeiro ano de atividades, o professor fica afastado de sala de aula, apenas para estudos pedagógicos e metodológicos e orientação individual. Deve ser levado um problema da sua escola de origem para elaboração de projeto e material didático-pedagógico a serem implementados na instituição d. No segundo ano do PDE, o professor retorna à sala de aula com 75% de sua carga horária, permanecendo os 25% restantes para orientação, aplicação, avaliação e acompanhamento do projeto desenvolvido no ano anterior. Por fim, um artigo deve ser produzido a partir das experiências proporcionadas pelo PDE.

A taxa de desistência é considerada pequena, tendo em vista que os professores recebem uma bolsa-auxílio para custear as despesas, bem como são afastados (total ou parcialmente) de suas atividades em sala de aula enquanto participam do Programa.

No período da manhã, houve credenciamento dos docentes e apresentação cultural com o grupo Abaecatu, da UEM. Foi passado um vídeo institucional do PDE e, em seguida, composta mesa para pronunciamentos: representando o CAE e o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, a professora Marta Sueli de Faria Sforni; o coordenador estadual do PDE, Cassiano Roberto Nascimento Ogliari; do PDE, Vilma Biadola; e Maria Marlene Mochi, representando a diretora do NRE Maringá, Maria Inês Teixeira Barbosa. Em suas falas, os componentes da mesa valorizaram os professores que finalizaram o processo no PDE e ressaltaram a importância do programa para capacitação docente e para trazer à realidade da escola para a Universidade, que forma, inicialmente, esses professores.

As solenidades continuam no período da tarde em Maringá. Na sexta-feira, dia 5, o encerramento será em Campo Mourão; dia 10, em Umuarama; dia 11 Cianorte recebe o evento; e, por fim, no dia 18, a última solenidade de encerramento da turma 2009 do PDE/UEM acontece em Paranavaí.