A nova edição da Revista Science traz um artigo que conta com a participação da professora Carolina Minte Vera do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, ictiologia e Aquicultura da UEM (Nupélia). O trabalho, que tem como título High Value and Long Life—Double Jeopardy for Tunas and Billfis, faz uma avaliação do estado de conservação de todas as espécies de atuns e agulhões do mundo, usando critérios da IUCN que é a União para a Conservação da Natureza. 

Foi a primeira vez que cientistas da pesca, ictiólogos e conservacionistas se uniram para produzir uma avaliação das ameaças que pesam sobre um grupo de peixes comercialmente importante. “Esta nova informação será inestimável para ajudar os governos a tomarem decisões que vão garantir o futuro destas espécies, muitas das quais são de altíssimo valor econômico e de enorme importância para a pesca industrial”, informa a professora, destacando que a UEM teve parte importante nessa publicação.

Ela também informa que um dos workshops de avaliação foi realizado em Brasília, com financiamento do ICMBio, em colaboração com o grupo de especialistas de atuns e agulhões da IUCN (Tuna and Billfishes Specialist group). No evento vários pesquisadores brasileiros colaboraram para avaliar as espécies do Atlântico. O Brasil detém, hoje,  a presidência do ICCAT que é o organismo internacional que faz a gestão dessas espécies no Oceano Atlântico.

A versão impressa da revista será publicada amanhã (15), mas o artigo está disponível no site da Science, que é uma das maiores revistas científicas do mundo.