Com a aplicação das provas de Conhecimentos Gerais, começa neste domingo, dia 10, o maior vestibular que a Universidade Estadual de Maringá já realizou. São 23.800 candidatos no concurso, número que supera o recorde anterior de 23.031 inscrições, registrado no Vestibular de Inverno de 2009.

Entre os 23.800 inscritos, 25,4% residem em Maringá e 30,3% em outra cidade da região Noroeste. A maioria (69,7%) dos candidatos tem idade até 18 anos. E  42,5% estão cursando ou cursaram o ensino médio integralmente em escola pública.

A entrada dos candidatos nas salas estará liberada das 8h30 até às 8h50. Não serão admitidos retardatários. “Conhecer o local de prova no dia anterior é sempre uma medida de segurança”, recomenda o presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado da UEM (CVU), professor Emerson Arnaut de Toledo. Ele conta que já houve casos de candidatos que chegam na CVU em cima da hora para consultar onde farão a prova e descobrem que estão listados no Cesumar, por exemplo. Ou seja, do outro lado da cidade. “É para evitar fatos assim que fazemos sempre essa recomendação”, diz.

Toledo também aconselha que no dia da prova os vestibulandos cheguem ao local com uma hora de antecedência. Caso ocorra algum imprevisto no caminho, o tempo de sobra será suficiente para buscar uma solução. A medida vale os três dias de vestibular, considerando inclusive que na segunda e na terça-feira o trânsito normalmente é mais intenso e o acesso normalmente mais complicado.

Na entrada o candidato deve apresentar o original do documento com foto. Não será permitido o uso de relógio de pulso, celular, calculadora, MP3, IPod e equipamentos similares. E nem de bonés, gorros, luvas e outros adereços semelhantes.

É necessário levar caneta de cor azul escura ou preta, de escrita grossa e de tubo transparente, para o preenchimento da folha de resposta. O uso de lápis e borracha para o rascunho é permitido.

O vestibulando que ainda não sabe onde irá realizar a prova pode consultar o Menu do Candidato disponível no site www.vestibular.uem.br. É preciso informar número de inscrição e senha. Caso tenha perdido esses dados, pode entrar em contato com a CVU pelo telefone 44 3011-4450.

A CVU realiza um plantão de atendimento no sábado, dia 9. Será na sede da Comissão, no Bloco 28, no câmpus universitário, das 8 horas ao meio-dia e das 13h30 às 17h30.

Concorrência

O concurso será realizado em várias cidades paranaenses, mobilizando, na organização, em torno de 1,9 mil pessoas, entre fiscais e pessoal de apoio.

Os candidatos disputam 1.202 vagas da concorrência geral e 286 vagas destinadas aos cotistas, alunos que estudaram exclusivamente em escolas públicas e que têm renda familiar per capita de até um salário e meio.

Quem se inscreveu para o curso de Medicina enfrentará a maior concorrência. São 318,1 candidatos por vaga. Entre os cotistas a concorrência é um pouco menor, mas ainda assim é alta: 133,7 candidatos/vaga.

Provas

O Vestibular de Inverno 2011 segue na segunda-feira, dia 11, quando serão aplicadas as provas de Literatura, Língua Portuguesa, Redação e Língua Estrangeira. Na terça-feira, último dia do concurso, os candidatos respondem às questões de Conhecimentos Específicos.

Resultado e Matrícula dos aprovados

O resultado do concurso será divulgado no dia 5 de agosto, a partir das 10 horas. Os aprovados deverão efetivar a matrícula no período de 13 a 16 de janeiro de 2012.

Outras informações pelo website www.vestibular.uem.br

Locais de Prova

Maringá

1. UEM (Universidade Estadual de Maringá), Av. Colombo, 5790