O curso Eletromagnetismo no Cotidiano, que está sendo realizado na UEM nestas quinta e sexta-feira, aborda conteúdos sobre eletricidade de forma teórica e prática. Apresenta experimentos simples e baratos que podem ser executados em aulas de Ciências do ensino fundamental e médio. É promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Física da UEM. Segundo o pesquisador Luiz Antonio de Oliveira Nunes, da Universidade de São Paulo/São Carlos, o mesmo curso já foi ministrado para cerca de 5 mil professores de várias regiões do Brasil.

Nivaldo BertoliniPara Nivaldo Bertolini, professor de Física em Sarandi, a grande dificuldade é envolver os alunos quando eles não acham a matéria interessante e o assunto está distante de seu cotidiano. Nesse sentido, o curso trouxe subsídios para as aulas, com experimentos simples, corriqueiros. Explica que são totalmente aplicáveis, tanto funcional como financeiramente. Destaca que servirão como fontes adicionais. Citou que foi possível aplicar o conhecimento teórico que já possuía na aplicação prática, como na montagem de aparelhos como sensores de temperatura e de luz e que demonstram a indução elétrica.

Vilma BiandolaVera Lúcia Bulla, professora de Ciências no ensino fundamental, aprovou a metodologia desenvolvida e as práticas executadas. Disse que o curso acrescentou bastante mesmo para ela que não é dessa área específica. Sua graduação foi em Ciências Biológicas e especialização em Metodologia de Ensino. Vilma Biandola, coordenadora de Física da Educação Básica do Núcleo Regional de Educação de Maringá, explica que a proposta foi muito boa. Proporciona uma metodologia diferenciada para trabalhar com o aluno. Essa proposta acaba juntando a teoria e a prática, que é possível graças ao material de baixo custo. Para ela, essa metodologia vai despertar o interesse dos alunos, possibilitará que eles participem mais das aulas.

Os experimentos desenvolvidos no curso também estão no livro Física em Casa, escrito por Nunes e Alessandra Riposati Arantes. Nele os fundamentos da eletricidade estão explicados de maneira simples e os experimentos ilustrados. Segundo Nunes, o livro pode ser usado como material de apoio nas escolas e também por qualquer cidadão. Ele está disponível para download gratuito pelo site http://www.lla.if.sc.usp.br/ensino/livro.htm. A obra pretende despertar o interesse pela Física. Os experimentos propostos utilizam materiais de baixo custo e foram rigorosamente testados. São desenvolvidos conceitos e princípios nas áreas de eletrostática, eletricidade e eletromagnetismo. Por exemplo, o princípio de funcionamento do pára-raios, da máquina fotocopiadora, da bateria, do transistor, da bússola, de um gerador e até mesmo de um motor elétrico.

Segundo Nunes, a aversão a Ciências pelos alunos é causada pela própria escola. Justifica a colocação dizendo que toda criança é naturalmente curiosa e e que a metodologia utilizada vai bloqueando o interesse pela área. Para ele, é preciso mostrar que a matéria é legal. Disse que, hoje, a abordagem experimental é muito barata. Cita que todo material dos experimentos do livro não passam de R$ 100. Basta a escola estar disposta a fazer. Outro projeto em desenvolvimento é responder as perguntas que fazia quando aluno.