O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, participou de uma Missão Internacional da Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Junto com um grupo de 28 reitores de diversas instituições visitou universidades portuguesas com o objetivo de promover a internacionalização da UEM. Um dos cinco documentos assinados está a parceria com a Universidade de Aveiro. O convênio tem por objetivo estabelecer programas de cooperação técnico-científica.

O documento tem como foco o desenvolvimento de projetos de ensino e pesquisa, a viabilização do acesso e do uso da infraestrutura disponível em ambas as instituições e a facilitação do intercâmbio de pessoal docente, técnico e de estudantes, para atender a programas e projetos de interesse mútuo.

A Universidade de Aveiro foi criada em 1999 e tem 14.000 alunos em programas de graduação e pós-graduação. Aliado à qualidade da infraestrutua que oferece, à relevância da sua pesquisa e à excelência dos seus docentes, a Instituição tem forte cooperação com o setor produtivo, envolvendo empresas nacionais e internacionais, nas áreas como Engenharia Electrotécnica, Telecomunicações e Informática.