Foi debatida, durante o 8º Congresso Catarinense e Paranaense de Educação Médica, em Maringá, uma proposta de avaliação formativa para os cursos de medicina, como uma alternativa ao exame de egresso, como o Exame da OAB para os bacharéis em Direito, para avaliar a formação dos futuros médicos em todos os anos do curso. Em outubro será aplicado um Teste de Progresso em 8 das 18 instituições da regional (inclusive em Maringá), sendo a mesma prova para os estudantes de todas as séries, visando avaliar o ensino médico oferecido e permitindo ao acadêmico sanar possíveis deficiências ao longo do curso.

O evento foi recebido pelo curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), sob a coordenação do professor Roberto Esteves, e ocorreu nos últimos dias 6 e 7. O encontro regional acontece a cada dois anos e reúne as escolas médicas de Paraná e Santa Catarina, servindo como fórum para debate do desenvolvimento da educação médica e melhorias de ensino, pesquisa e estrutura das instituições de ensino.

No 8º Congresso, a temática foi a formação de recursos humanos para atenção primária em saúde. Durante o encontro ocorreram três oficinas: Educação Médica para a Comunidade; Integração de Ensino e Serviço de Saúde; e Formação de Preceptores para Atenção Primária à Saúde. A partir das discussões suscitadas, estão sendo redigidos três documentos a serem encaminhados até o final deste mês para a Associação Brasileira de Educação Médica.