O INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial expediu o Certificado de Registro de Programa de Computador, sob o nº RS 08556-3, referente ao software “System GRS3-Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde”. Com o registro, realizado em fevereiro, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) tornou-se titular dos direitos patrimoniais, tendo a exclusividade de comercialização do programa de computador. Com este registro, a UEM totaliza cinco softwares registrados.

O System GRS3 é um software que gerencia um banco de dados por meio da internet. Oferece aos administradores de estabelecimentos prestadores de serviços de saúde um Sistema Gerenciador de Banco de Dados de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde (GRSSS), desde a segregação até a disposição final, a fim de possibilitar uma redução nos resíduos considerados perigosos e, consequentemente, nos custos e nos acidentes de trabalho.

“Este sistema está sendo implantado no Hospital Universitário Regional de Maringá, alcançando excelentes resultados”, informa João Walker Damasceno, um dos criadores do programa. Ainda assinam o software Carlos de Barros Junior, Miriam Isabel De Mori Bardeja, Valmir Durante, Mariluci Pereira de Camargo Labegalini, Kelly Algayer da Silva e Cynthia Algayer da Silva.

O grupo ainda destaca que o System GRS3 facilita a visualização das informações e a elaboração de um diagnóstico que poderá servir como ferramenta para a tomada de decisões por parte dos administradores. Os dados também podem subsidiar a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde (PGRSS), uma exigência da legislação vigente na Anvisa, do Conama e da NR-32 do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM).

Outras informações com João Damasceno, no DEQ, pelo telefone (44) 3011-4765.

Fonte: Divisão de Propriedade Intelectual da PPG/UEM.