O II Seminário de Violência Urbana, que será realizado de 26 a 29 deste mês, na Universidade Estadual de Maringá, traz grandes pesquisadores para debater violência urbana nas áreas metropolitanas brasileiras. O coordenador nacional do Observatório das Metrópoles e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luiz César Queiroz Ribeiro, falará sobre A Problemática Metropolitana no Brasil e a sua Relação com a Violência Urbana, no dia 28, a partir 8h30. A solenidade de abertura será no dia 27, às 20 horas, seguida da conferência Violência, Segurança Pública e Território, a ser proferida por José Ignácio Cano Gestoso. As atividades serão desenvolvidas na UEM, no PDE, bloco B-33.

O evento será realizado juntamente com o II Seminário dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e em Políticas Públicas da UEM. A organização social do território e a criminalidade violenta são os temas centrais. O Seminário apresentará o resultado de estudos nessas áreas realizados nas regiões metropolitanas brasileiras.

Também estará em debate a relação entre território e a incidência dos homicídios. Estudos apontam que, apesar da criminalidade urbana não se distribuir de forma homogênea por todo o território metropolitano, ela é responsável por um generalizado sentimento de insegurança. Se por um lado, observa-se um descompasso temporal entre o crescimento das taxas de homicídios entre as diferentes regiões metropolitanas, observa-se também um tipo de organização e de incidência de violência muito semelhantes, o que corrobora a hipótese de um padrão metropolitano de violência urbana.

Serão debatidas ainda as possíveis repercussões da organização social do território e criminalidade violenta nas áreas metropolitanas brasileiras com a realização da Copa 2014, além das dissertações em desenvolvimento nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e em Políticas Públicas da UEM. Embora a solenidade de abertura ocorra no dia 27, as atividades começam no dia anterior a partir das 14 horas. Mais informações pelo fone (44) 3011-4287 ou site www.cch.uem.br/observatorio.