Julio Prates Filho, ao centro, o diretor de Cultura da UEM, à esquerda, e Pery de Canti, à direita

O prazo de inscrição para o 8º Festival de Cinema de Maringá foi antecipado para 29 deste mês. Podem concorrer produções nacionais de curtas e longas metragens de 35mm e digitais, ficção, documentários, animações e experimentais.  Para participar os produtores e cineastas interessados devem acessar o site: www.festcinemaringa.com.br, ler o regulamento e proceder de acordo com as instruções do link “Mostra Competitiva”.

Um dos organizadores do evento, o cineasta Pery de Canti, visitou o reitor da UEM, professor Júlio Santiago Prates Filho, e o diretor de Cultura, Rafael Alves de Souza, no dia 11 deste mês. Na ocasião foram debatidos os detalhes da parceria da Universidade na estruturação do evento. O Festival, que será realizado entre os dias 20 e 27 de maio, terá a Mostra Competitiva 35mm e digital em todas as suas unidades de exibição. A maior delas é a UEM.

Canti lembrou que paralelamente ao evento principal serão oferecidas oficinas de cinema (roteiro, direção, produção de curtas e montagem), debates com eixos temáticos: Lei do Direito Autoral, Lei Rouanet & Procultura, Distribuição & Exibição, Cinema & Educação e Jornalismo Cultural, Mostra Infanto-Juvenil, além da Mostra Paralela, que será levada para cinco cidades: Nova Esperança, Mandaguaçu, Castelo Branco, Alto Paraná e Mandaguari.

Todas as atividades do Festival são inteiramente gratuitas, sendo necessário a verificação classificativa dos filmes. Outras informações no site: www.festcinemaringa.com.br.