O Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM realizou, nesta segunda-feira, dia 4, o I Encontro UEM/CAP. Entre as propostas para o Projeto Político-Pedagógico do CAP apresentadas, está a cobrança de autonomia para gerenciamento e contratação de professores e funcionários. Documento nesse sentido já foi encaminhado para as secretarias de Educação (Seed) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). A intenção do evento foi também aproximar os professores dos vários cursos de licenciatura da UEM com o colégio.

No dia 10 de maio, o CAP realiza uma mesa-redonda para discutir as necessidades do colégio. Além dos funcionários e professores da unidade e das licenciaturas, também haverá participação dos pais dos alunos. Nesse mesmo dia, o CAP da UEL faz uma reunião semelhante em Londrina. No dia 15 de junho, haverá outra mesa-redonda com a presença de representantes da Seed, Seti, Núcleo Regional de Educação, Prefeitura de Maringá, UEM e parlamentares.

Os eventos buscam soluções para que haja um salto de qualidade pedagógica no CAP e viabilizem uma administração plena, além de uma intensificação da ligação entre o CAP e as licenciaturas e uma preparação para o I Congresso de Educação Básica dos Colégios de Aplicação Pedagógica do Estado do Paraná, previsto para fevereiro de 2012.