Neste final de semana, a Universidade Estadual de Maringá realizou solenidades de formatura dos Câmpus Regionais de Goioerê e de Cianorte. Na cerimônia de Goioerê, o reitor Julio Santiago Prates Filho destacou a classificação da UEM como a melhor universidade do Paraná pelo terceiro ano consecutivo. Disse que a Instituição é consciente da sua importância e do seu papel no desenvolvimento do Estado. “Esta posição é a somatória do esforço, dedicação e compromisso de professores, funcionários e alunos de diversas gerações para com a excelência”.

Prates Filho ressaltou ainda que a UEM é uma universidade multicampi que estabelece um enlace entre educação e território com o compromisso de intervenção nas respectivas regiões, identificando problemas e criando soluções técnicas e tecnológicas para o desenvolvimento sustentável, com inclusão social. Falou ainda do movimento de expansão do ensino superior em direção ao interior do Paraná do qual a Instituição participa.

O reitor informou que a UEM graduou 1.318 alunos até aquela data em Goioerê e aconselhou que os formandos da noite prosseguissem os estudos, buscando uma pós-graduação. Disse ainda de seus sonhos de ver o câmpus crescer no ensino, na pesquisa, na extensão, na graduação e na pós-graduação.

Na cerimônia de Cianorte, a vice-reitora Neusa Altoé começou seu discurso lembrando que a noite era dia de festa, dia de comemoração, de alegria, de realização de 299 sonhos individuais e coletivos e que os formandos faziam parte da melhor universidade do Paraná. Destacou que “a UEM é pública gratuita e pratica um ensino de qualidade. Cumpre seu papel social e sua função cientifica e educativa. O seu reconhecimento e sua legitimidade social estão estampados em nível local, estadual e nacional. Esta Instituição reconhecidamente se preocupou com a formação especializada e com o trabalho intelectual que faz viver e crescer a categoria de indivíduo e a qualidade social”.

Disse ainda que a UEM, como importante patrimônio social, caracteriza-se pela sua dimensão de universalidade na produção e transmissão da experiência cultural, científica e social. Uma de suas funções é construir uma consciência política de preocupação coletiva, de renovação cívica e de uma solidariedade às necessidades emergentes. Ensinando a pensar criticamente e a assimilar os mais profundos conhecimentos científicos, nunca esquecendo da importância da ética e da moral na formação de seus profissionais.

A vice-reitora comentou que o sucesso do jovem no mercado de trabalho é determinado pela capacidade de mobilidade em função da sua capacitação. “Quanto mais o indivíduo investe na sua qualificação, mais autônomo ele se torna, pois passa a ser proprietário de seu conhecimento”. Além disso, Altoé comentou sobre as melhorias realizadas no câmpus.

Solenidades

Alunas laureadasNo dia 21, a diretora do Câmpus Regional de Goioerê, Irene Yukiko Kimura, foi a paraninfa dos 24 formandos de Engenharia Têxtil, 5 de Licenciatura Plena em Ciências e 83 de Pedagogia (a distância). E o professor do Departamento de Design e Moda, Anderson da Silva Theodoro, foi o paraninfo da cerimônia de Cianorte, no dia 22. Nesse dia, colaram grau 36 alunos de Ciências Contábeis, Pedagogia (30 do presencial e 172 do curso a distância), 35 de Design e 26 de Moda. Duas alunas de Ciências Contábeis receberam a láurea acadêmica: Aline Cristina Valério e Meyke Martha Duarte. As láureas são concedidas aos que, durante seus respectivos cursos, obtiveram, em dois terços das notas, o conceito 9 ou acima de 9.

Já as três solenidades de colação dos formandos de Maringá foram transferidas para a arena coberta do Parque de Exposições. Elas serão realizadas nos dias 27, 28 e 29 deste mês, a partir das 18 horas. No dia 27, os novos profissionais do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes terão como paraninfo o ex-vice-reitor da UEM, Mário Azevedo. Nesse dia, também colam grau os alunos de Pedagogia a distancia do Câmpus Regional do Noroeste, em Diamante do Norte. No dia 28, o secretário de Saúde do município, Antonio Carlos Figueiredo Nardi será o paraninfo geral dos formandos dos centros de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), Ciências da Saúde (CCS) e Ciências Biológicas (CCB). No dia 29, os formandos dos centros de Ciências Exatas, Ciências Agrárias e Centro de Tecnologia colam grau e terão a professora do Departamento de Engenharia Química, Gisella Maria Zanin, como paraninfa.

Outras informações no site do Cerimonial da Universidade: www.cer.uem.br ou pelo telefone (44) 3011-3885 ou e-mails rscoarize@uem.br e wrsilva@uem.br .