O 1º Congresso Sul Americano de Farmácia da UEM (Consufar), que começou nesta segunda-feira (8), movimenta a cidade com debates centrados no tema Ciência, Saúde e Sustentabilidade. Durante a solenidade de abertura, a coordenadora do evento, professora Andréa Diniz, agradeceu a todos que colaboraram e parabenizou os alunos que foram os responsáveis pela realização do congresso. Disse que esse tipo de iniciativa fortalece as características desejadas do profissional que é o empreendedorismo. A coordenadora do curso de Farmácia, Marli Mirian de Souza Lima, abordou os objetivos do curso e o parabenizou pela premiação no Guia dos Estudantes com 5 estrelas e no MEC com a pontuação 5. O chefe do Departamento de Farmácia, Marcos Luciano Bruschi, elogiou a equipe organizadora do congresso e destacou a importância de eventos como esse.

A presidenta da Sociedade Brasileira da Farmácia Comunitária/Regional de Goiás, Nara Luisa de Oliveira, representando o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Jaldo de Souza Santos, ressaltou a importância do profissional no contexto nacional e a sua relevância na área de saúde. Destacou que o farmacêutico deve assumir uma postura mais politizada na profissão e se fortalecer na área da saúde. O diretor-adjunto do Centro de Ciências da Saúde, Ângelo Pavan, parabenizou os estudantes pelo sucesso do evento, que conta com 521 inscritos, e comentou que um congresso desse porte é significativo.

A pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi, que representou o reitor Júlio Santiago Prates Filho, centrou sua fala na signficância da UEM no âmbito nacional, tanto na graduação como na pós-graduação. Ressaltou que o curso de Farmácia contribui com essa relevância ao conquistar as 5 estrelas do Guia do Estudante e com as iniciativas do curso, do Centro Acadêmico Euclides Scalco, com a Atlética, com o PET Farmácia e com a Empresa Júnior. Para ela, é importante ter esse espírito empreendedor demonstrado pelos acadêmicos e que essa motivação tem que ser passada na formação dos alunos.

Durante a solenidade, também foi prestada uma homenagem a Euclides Scalco por sua contribuição na área farmacêutica e pelas lutas históricas da área; e para professora aposentada Maria Lucília Motinha Zamuner. O grupo Lobateria, formado por estudantes de Farmácia da UEM, fez uma apresentação de bateria.

Ainda nesta segunda-feira, foi realizado o Pré-Congresso Farmácia Clínica: desafios para implantação e rotina de funcionamento no hospital da Universidade Southern Califórnia, com os professores Paul Beringer e Annie Wong-Beringer, da Universidade do Sul da Califórnia. Eles destacaram a importância do diálogo entre os vários profissionais da área de saúde para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e sua saúde e também do trabalho multidisciplinar. Ressaltaram a necessidade de um aprofundamento no conhecimento dos medicamentos, do arsenal terapêutico e vias de administração mais adequadas.

O evento termina na quinta-feira (11). Na programação, estão conferências, mesas-redondas, sessão de pôsteres, apresentações orais, minicursos. Nos dias 9 e 10, as atividades começam às 8 horas, na Unifamma. No dia 11, as atividades serão na UEM, bloco K-68. Nesse mesmo período, será realizado o 1º Encontro dos Coordenadores de Cursos de Farmácia que discutirá as principais mudanças ocorridas nos cursos de Farmácia com a implantação do currículo generalista. O foco também estará sobre radiofármacos, nanotecnologia, nutrigenômica, farmácia aeroespacial, entre outros. Outras informações no site www.cafes.uem.br/consufar.