Estudantes de graduação, professores, agricultores e empresários da região vão participar da 6ª Semana da Engenharia Agrícola, que será realizada de 8 a 13 de novembro, no Câmpus do Arenito da Universidade Estadual de Maringá, em Cidade Gaúcha. A Semana de Engenharia Agrícola é um evento acadêmico que além de promover a integração entre os participantes, apresenta propostas e estudos inovadores. O tema desta sexta edição é Tecnologia e Sustentabilidade no Desenvolvimento de Pequenas Propriedades Rurais.

Serão abordadas medidas tecnológicas que visem o crescimento economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto, já que a agricultura familiar possui atualmente elevada flexibilidade de adaptação a diferentes processos de produção.

A programação começa segunda-feira, dia 8, às 19 horas, com a palestra O Papel da Agricultura Familiar no Processo Produtivo, com o engenheiro José Jaime de Lima, da Emater/PR. Terça os temas são Eficiência energética em pequenas propriedades rurais, com o professor Luiz Antonio Rossi (Feagri/Unicamp), e Engenheiro Agrícola: Pós-Graduação X Mercado de Trabalho, com o engenheiro Ricardo Gava (Esalq/USP). Na quarta, as discussões serão sobre Pós-colheita em pequenas propriedades agrícolas, com o professor Valdecir Antoninho Dalpasquale, (DAG/UEM), e Linhas de crédito acessíveis aos pequenos produtores rurais, com Edi Carlos de Oliveira da Silva, Sicredi-PR.

Quinta e sexta-feira foram deixadas para a realização de minicursos. Os temas são: Trabalhador em Reflorestamento (matas homogêneas) - cultivo de eucalipto; Administração em regime de Agricultura Familiar; Operação e manutenção de tratores agrícolas – noções básicas; Máquinas para agricultura familiar: tecnologia e inovação; Uso da madeira em construções sustentáveis para pequenas propriedades; Orçamentação de edificações no ambiente rural.

No sábado, a programação engloba o Dia de Campo sobre Projeto de irrigação familiar e Tecnologias em máquinas para pequenos produtores, no Câmpus Regional do Arenito e no Planti Center. Outras informações no site www.dea.uem.br ou pelo telefone: (44) 3675 –1779.