O Projeto Veja com as Mãos retorna ao Museu da Bacia do Paraná da UEM de 3 a 30 de novembro, com a mostra A História de Maringá Contada por seus Traçados e pelas Marcas de sua População. Diversos textos em braile estarão afixados para serem “apreciados” com as mãos por deficientes visuais, com o objetivo disseminar a história de Maringá, por meio de diferentes linguagens que facilitam a sensação táctil, como painéis fotográficos, mapas e utensílios diversos. Os visitantes terão acesso a 22 maquetes e dez fotos em alto-relevo.

Na verdade, o projeto teve início no dia 11 de setembro 2008, quando 30 alunos do Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM descreveram 120 peças do Acervo do Museu da Bacia do Paraná, sob a orientação da professora de Língua Portuguesa Dinara Fátima Girardi Farhat e da coordenadora pedagógica do Colégio, Ana Paula Werri. Depois disso, os textos foram devolvidos aos técnicos do Museu, que digitaram o material e o encaminharam ao Programa interdisciplinar de Pesquisa e Apoio à Excepcionalidade (Propae), para que fossem repassados para o braile.

A mostra é promovida pelo Museu da Bacia do Paraná, que fica no prédio ao lado da Reitoria, com apoio do Núcleo Regional de Educação/CAP/Amacap. Ela poderá ser vista de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 14 às 17 horas. Para agendamento de visitas, é necessário ligar para o telefone (44) 3261-4294.