O consultor do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Eros Marion Mussoi, visitou, no dia 25, o Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana, vinculado ao Departamento de Agronomia da UEM. Mussoi esteve na Universidade para analisar as políticas de segurança alimentar e nutricional desenvolvidas na região metropolitana de Maringá e estudadas pelo centro. Aproveitou para se reunir com a equipe do Ceraup e conhecer sua estrutura, suas parcerias e a comunidade atendida pelo Ceraup, além de verificar a aplicação de recursos repassados pelo MDS. Examinou também a qualidade da assistência técnica prestada. Na ocasião, Mussoi informou que todos os centros do País estão sendo analisados e que o da UEM está realizando um bom trabalho.

Mussoi, que permanece em Maringá até quinta-feira (28), está conhecendo as hortas comunitárias da região. Na programação, visita ao prefeito Silvio Barros, reunião com agricultores e com o Pró-Egresso, visita ao restaurante popular, entre outras atividades.

O Ceraup, coordenado pelo professor Ednaldo Michellon, é composto por agrônomos, assistente social, psicólogo, bolsistas do curso de Agronomia e bolsistas de nutrição. Foi criado em março de 2008, fruto de uma parceria entre a UEM e a Prefeitura de Maringá. Michellon destaca que alguns dos benefícios desta parceria são o de fornecer uma alimentação saudável e gerar renda para a população em situação de vulnerabilidade, e pelo lado acadêmico, estimular o treinamento de bolsistas em políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional e de Agricultura Urbana e Periurbana. Atualmente, existem 17 hortas comunitárias em funcionamento em Maringá, sete em Sarandi e seis em Paiçandu. O site do centro é www.dag.uem.br/ceraup/?p=1.