Para quem se interessa por Mitologia Grega ou precisa pesquisar sobre o assunto, o livro 1000 sites de Mitologia Grega pode ser um aliado e tanto. Nessa obra, de autoria de José Beluci Caporalini e Juliana Cristhina Faizano Murari, estão reunidos endereços na web que direcionam o leitor para conhecer o que há de essencial a respeito desse tema. Os autores estão ligados à Universidade Estadual de Maringá. Caporalini é professor de Filosofia Antiga do Departamento de Filosofia e Murari é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM.

Publicado pela Editora Clichetec, a obra reúne sites nas línguas portuguesa, espanhola, italiana, francesa e inglesa, estando agrupados e referendados por essa ordem. Cada endereço contém informações próprias e, muitas vezes, aponta para outros links disponíveis, também ligados ao tema.

Nesse guia, o leitor vai encontrar desde indicações de páginas com conteúdos introdutórios até estudos um pouco mais aprofundados. Em ambas as situações, terá a garantia de estar navegando num ambiente confiável, que lhe dará respaldo aos seus estudos e investigações, afinal está aí um dos méritos do trabalho “de garimpagem”, dos autores. Ou seja, a indicação de endereços respeitáveis.

Entre os sites listados figuram, por exemplo, páginas de universidades renomadas que desenvolvem pesquisas e projetos a respeito de Mitologia Grega, além de artigos e teses relacionados ao tema.

Caporalini explica que a idéia do livro é resultado de um grupo de pesquisa coordenado por ele e do qual Juliana Murari também faz parte. È o Grupo de Mitologia: A pesquisa do mito nos diálogos platônicos. Dos estudos empreendidos no grupo, resultaram alguns artigos escritos à quatro mãos por Caporalini e Murari.

Paralelamente, ao longo do trabalho de investigação, os dois perceberam que haviam muitos sites sobre o assunto, mas que precisam de uma organização, por razões didáticas e de pesquisa. “Foi com esse pensamento que a obra começou a ser gestada”, diz o professor. Ele destaca que todos os alunos ligados aquele grupo de pesquisa deram alguma contribuição para a produção do livro. No entanto, Juliane Murari foi além, possibilitando a concretização do projeto, daí sua co-autoria.

Caporalini também reforça que o livro não foi pensado para pesquisadores avançados, mas dirigido a alunos e pessoas que se interessem pela mitologia grega e filosofia platônica. Contudo, ele destaca que o trabalho reunido na obra constitui apenas um portal, cujo mérito é abrir um universo de possibilidades.

Os autores

José Beluci Caporalini é doutor em Filosofia em pensamento luso-brasileiro, pela Universidade Gama Filho, e pós-doutor em ética-aristolética, pela Universidade de Londres. Estudou 11 línguas. Já lecionou em diversas universidades brasileiras, além de instituições estrangeiras. Publicou dois outros livros: O Conceito do Homem em Fidelino (Eduel) e Reflexões sobre o Essencial de Santo Agostinho (Clichetec). Também escreveu diversos capítulos de livros.

Juliana Cristhina Faizano Murari graduou-se em Filosofia pela UEM e, desde 2006, desenvolve projetos sobre a Grécia arcaica e Mitologia Grega. O livro em autoria com Caporalini é um desses projetos.

Nas suas pesquisas, Murari investiga, especialmente, os aspectos históricos, literários e educacionais das epopéias homéricas: Ilíada e Odisséia.