Herch Moysés Nussenzveig, renomado físico brasileiro e autor de diversos livros didáticos, é um dos destaques da XX Semana da Física da Universidade Estadual de Maringá, que ocorre de 25 a 27 deste mês. Ele profere a palestra Laser 50 Anos: do balão Michey Mouse às células vivas, na segunda-feira (25), logo após a solenidade de abertura do evento marcada para as 19h30. Nussenzveig possui pós-graduação pelas universidades da Inglaterra, Suíça e Holanda. Já foi docente de universidades nos Estados Unidos e é professor emérito da UFRJ. Com vários prêmios na bagagem, uma de suas metas é tornar o estudo de Ciências mais excitante e eficiente, conforme entrevista concedida à revista Época no início do ano passado. Um dos projetos é o resgate de kits de Ciências vendidos em bancas de revistas. Cada um com a biografia de um cientista e material para uma experiência prática. Sua proposta inicial é abranger os estudantes do ensino médio e, depois, abranger os demais.

O evento deste ano prioriza as tendências e os desafios da Física contemporânea. Embora as atividades comecem às 13h30, com a palestra Emprego de Cinzas Residuais Pozolâmicas em Produtos Cimentícios, seguida da palestra sobre Programa Nuclear da Marinha Brasileira, a solenidade de abertura será às 19h30, no bloco F-67. Logo após, será feita uma homenagem ao professor Luiz Roberto Evangelista e será proferida a palestra de abertura. Serão abordados ainda temas como Sistemas Complexos; Fenomenologia e Aplicações de Materiais Multiferróicos; O Laser e a Medicina; GREF e o Ensino de Física; Eletrônica de Astronomia; Fluidos Complexos; As Cores das Coisas: um olhar do GREF; Dispositivos Eletrônicos. A mesa-redonda enfocará a Física no Paraná no dia 27, a partir das 15h30. Além disso, estão previstos visita ao Museu Dinâmico Interdisciplinar e minicursos. A programação pode ser visualizada no site www.dfi.uem.br/?q=node/33. As inscrições devem ser feitas até hoje (22). Outras informações no bloco G-56, na secretaria do Departamento de Física, fone 3011-4168.