A VIII Semana da Criança Cidadã, promovida pela Universidade Estadual de Maringá, por meio do Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA), começou nesta segunda-feira e prossegue até amanhã (18 a 20), no anfiteatro Ney Marques. O evento comemora os 20 anos do Estatuto da Criança do Adolescente e traz como tônica principal os elementos da realidade maringaense nessa área, profundamente estudados por meio de pesquisas.

Durante a solenidade de abertura, a coordenadora do evento, Verônica Muller, destacou que a oitava edição da semana faz ver, entre outras coisas, pela presença de várias pessoas, que muitos têm se interessado pelo tema. Diz que isso é positivo e significativo. Comenta que o ECA é uma lei que tem efeito positivo sobre a sociedade, que passa a ter outra concepção de infância e entendimento de que criança é sujeito de direitos com o mesmo valor de um adulto. Outro ponto positivo destacado foi da lei é que ela obriga as cidades brasileiras a terem instituições e estruturas com profissionais e políticas próprios para garantir os direitos das crianças e adolescentes. Para Muller, é satisfatório perceber o movimento histórico a favor da infância e do adolescente tanto na vida deles como na de adultos que têm se interessado pela temática.

A solenidade contou com a apresentação da peça teatral O Macaco Malandro, pelo grupo Mistura de Cultura, de Sarandi. As palestras de abertura foram Memória, Infância e Urbanismo, abordada pelo professor Ailton Morelli (DHI/UEM), e Reflexões sobre as Atividades Lúdico-Esportivas em Instituições de Contraturno Social na Cidade de Maringá, abordada pela professora Paula Natali (DEF/UEM).

O evento debate ainda os temas O Adolescente em Conflito com a Lei: política socioeducativa de Direitos; A Problemática da Infância e Adolescência em Maringá e a Ação do Conselho Tutelar; e Participação Infanto-Juvenil: experiências.

Outras informações pelo fone 3011-4260 ou e-mail sec-pca@uem.br.