O reitor e a vice-reitora eleitos da Universidade Estadual de Maringá, Júlio Santiago Prates Filho e Neusa Altoé, tomarão posse, na próxima quarta-feira (13), às 19 horas, no Restaurante Universitário, câmpus da UEM, com a presença do governador Orlando Pessuti; do secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo Lübcke; e de outras autoridades.

Anteriormente marcada para o dia 10 deste mês, a solenidade foi adiada devido ao recesso e ao feriado dos dias 11 e 12. Santiago e Neusa, que exercerão mandato por quatro anos, tiveram o decreto de suas nomeações assinado pelo governador, no dia 28 de setembro, em Curitiba.

Eleitos em agosto, o novo reitor e a nova vice-reitora defendem, entre outras ações, o avanço em proposições que tornem os conselhos superiores mais ágeis e funcionais no processo de elaboração de políticas. Os dois também prometem continuar estimulando ações que valorizem e priorizem o reconhecimento dos servidores. Além disso, irão atuar, junto ao governo estadual, para definir política de recuperação e expansão do quadro de servidores, adequação da carreira universitária e de reajuste salarial.

Santiago e Neusa entendem, ainda, que, em razão do crescimento da Universidade quanto ao número de oferta de vagas, os esforços devem continuar para garantir a consolidação dos cursos existentes e dotá-los de toda infraestrutura necessária.

O novo reitor e a vice-reitora se comprometem ampliar recursos para materialização da Casa do Estudante e avançar na sua elaboração, em conjunto com os estudantes. Eles se dispõem a buscar a ampliação do financiamento das atividades fins por meio de agências de fomento e abertura de parcerias e avançar no desenvolvimento de ações, na área da extensão, que contemplem a comunidade externa e a parceria com um maior número de municípios.

Na área do Complexo da Saúde da UEM, Santiago e Neusa irão manter a oferta de serviços de referência e de alta complexidade para a prevenção, o diagnóstico e o acompanhamento terapêutico de doenças. Isso, sem abandonar a diretriz político-pedagógica da existência do Complexo da Saúde da UEM no que se refere à oferta de um campo de prática e de pesquisa para a área da saúde e em outras áreas consideradas parceiras.