NEWSLETTER 154/2023-ASC E PEC

Newsletter 154/2023-ASC e PEC

 

 

 



Olá, comunidade acadêmica!

Confira as notícias veiculadas durante a semana pela equipe de Assessoria de Comunicação (ASC/UEM). Você vai ver que a UEM saiu em um ranking internacional como a 26ª melhor universidade mais bem avaliada do Brasil! Além disso, neste newsletter, tem informações sobre a prorrogação do resultado do Vestibular de Inverno e a matéria completa sobre a professora da UEM que recebeu um prêmio do CNPQ, tornando-se a primeira mulher honorária em Microeletrônica. Fique de olho, também, nas novas reportagens da plataforma Conexão Ciência (C²). Para acessar, basta clicar no banner abaixo!



1 - Ranking internacional divulga que UEM está em 26º lugar entre as 97 melhores universidades brasileiras avaliadas para 2024. Publicação da consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS) aponta ainda que a UEM é a 1ª colocada entre as sete universidades estaduais e está em 3º lugar entre as Instituições de Ensino Superior (IES) que atuam no Estado do Paraná.


2 - CVU prorroga a divulgação do resultado do Vestibular de Inverno 2023 da UEM. Lista dos aprovados sairá em 25 de setembro; a prorrogação não prejudicará quem vai se inscrever no próximo concurso.


3 - Concurso para agente universitário de nível médio tem mais de 12 mil inscritos. São cerca de 736 candidatos por vaga; edital com as inscrições homologadas será publicado no dia 20.


4 - UEM abre concurso para professores nas áreas de Ciências Humanas e da Saúde. São 62 vagas ao todo, com inscrições que se iniciam no dia 16 de outubro e se encerram em 14 de novembro.


5 - Linnyer é a primeira mulher honorária em Microeletrônica em mais de 50 anos. Ela recebeu o Prêmio Padre Landell de Moura por indicação de ex-ministro e autoridades do CNPq e da SBMicro.


6 - Mostra de Profissões da Universidade Estadual de Maringá será apresentada aos estudantes do Ensino Médio. Evento começa nesta segunda-feira (18) no Colégio de Aplicação (CAP/UEM), no câmpus-sede; alunos da região também serão orientados sobre os cursos ofertados na instituição.


7 - Egressos do curso de Zootecnia da UEM foram premiados pelo CRMV/PR. Eles receberam o reconhecimento por se destacarem em prol da Medicina Veterinária e Zootecnia e serviço à sociedade.


8 - UEM entrega título de Servidor Técnico-Universitário Emérito. Em 40 anos de efetivo exercício, ele participou da estruturação do regime seriado e fez a matrícula de mais de 80 mil alunos.‍


9 - HUM elabora protocolo de Sepse para orientar os profissionais do hospital. Doença mata cerca de 10 milhões de pessoas anualmente no mundo e 400 mil pessoas no Brasil.


10 - Docente da UEM compõe mesa em evento nacional sobre segurança alimentar. Ele debateu, a convite da ONU, do governo federal e da FGV os desafios da agenda de agricultura urbana e periurbana.‍


11 - UEM esteve presente na Mostra de Profissões da Prefeitura. Professores e alunos divulgaram materiais e atividades dos cursos; evento ocorre no Terminal Intermodal.‍


12 - Meditação Transcendental no Ambiente de Trabalho será tema de formação no câmpus-sede. Com apoio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários da UEM, curso gratuito vai ser desenvolvido para grupo de meditantes; inscrições já estão abertas.‍


13 - Grupo de Pesquisa em Alimentos Funcionais da UEM no II ENBRAF. Encontro terá palestras com temas relevantes relacionados a alimentos funcionais na dieta humana e animal.‍


14 - Bolsistas de iniciação tecnológica participaram de evento promovido pelo NIT. Neste evento que abre o ciclo 2023-2024, os estudantes serão orientados por docentes altamente qualificados.


15 - UEM recebe a 37° Semana do Economista com tema sobre novo arcabouço fiscal. O evento é essencial para entender sobre os efeitos econômicos das novas regras fiscais sobre a economia brasileira.


16 - Profurg promove o III Simpósio em Gestão, Tecnologia e Inovação em Saúde. Inscrições vão até o dia 22 para palestras e submissões de trabalho e podem ser feitas por meio do formulário.‍


17 - Unati promove palestra sobre cuidados paliativos para pessoas com demência. Encontro oferece um espaço de troca de experiências buscando combater o preconceito sobre a doença de Alzheimer.


18 - DCU fará, em 22 de setembro, o lançamento do selo Ocupa UEM – Arte e Cultura. O selo trata de parcerias da UEM com a comunidade externa e interna por meio da arte e da cultura.‍


Problemas para visualizar este conteúdo?
Entre em contato no e-mail: sec-cpr@uem.br