O II Encontro do Coletivo Metropolitano de Agricultura Urbana e Periurbana foi realizado nesta quarta-feira (22), na UEM. Objetivo do Coletivo Metropolitano é o de ser um espaço de participação, planejamento estratégico, monitoramento e avaliação das ações de Agricultura Urbana e Periurbana (AUP) em escala regional. Durante o evento, Ednaldo Michellon falou sobre a importância da participação de todos no Coletivo Metropolitano, buscando o fortalecimento da AUP e da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) em nossa região. O engenheiro agrônomo José de Albuquerque informou sobre os destaques conseguidos pelas hortas comunitárias de Maringá, como o Prêmio Rosani Cunha, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), no qual, Maringá ficou em 5º lugar, competindo com projetos de todo o Brasil. Relatou ainda sobre sua viagem a Amazonas, obtida por meio de um prêmio do governo federal, para conhecer outros projetos de SAN.

Também foram apresentados pontos positivos, dificuldades e oportunidades existentes em hortas comunitárias ou escolares, assistidas pelo Ceraup. Os agricultores contaram sobre a dificuldade na obtenção de adubos, problemas com o clima, falta de água em Sarandi. Falaram também de sua satisfação com as hortas e de todos os benefícios que estão conseguindo com elas, melhorias na qualidade de vida. O agricultor urbano Valmir, por exemplo, disse que a horta tem trazido benefícios em sua saúde e na de sua família. Mostrou, orgulho, seus braços, comentando que estão até mais fortes devido aos exercícios que faz cuidando da horta. Durante o encontro, o Restaurante Popular de Maringá abriu a possibilidade de comprar a produção dos agricultores urbanos, desde que eles se organizassem em uma cooperativa. O engenheiro agrônomo Márcio Daniel (Ceraup) mostrou dados de hortas escolares de Paiçandu e de pesquisas sobre consumo de hortaliças de alunos e familiares.

O Ceraup, coordenado pelo professor Ednaldo Michellon (DAG/UEM), é composto por engenheiros agrônomos, psicólogo, assistente social e estagiários de Agronomia e Nutrição. O projeto trabalha questões vinculadas à alimentação saudável e geração de renda para a população em situação de vulnerabilidade. Além disso, estimula o treinamento de bolsistas em políticas públicas de SAN e AUP.

O encontro contou com a participação de mais de 50 pessoas, entre agricultores urbanos de Maringá, Sarandi e Paiçandu, representantes da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maringá (Sasc), restaurante popular, Prefeitura de Sarandi, Ong Brasil Fauna e Flora Sul, Programa de Assistência ao Egresso e ao Apenado (Pró Egresso), Associação Maringaense de Saúde Mental, hortas comunitárias da Prefeitura de Maringá, além dos integrantes do Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana (Ceraup).