As mudanças climáticas fazem parte dos debates do II Simpósio Paranaense de Estudos Climáticos (Simpec) e da XIX Semana de Geografia, que está sendo realizado na UEM desde segunda até sexta-feira (20 a 24). O evento ainda tem como eixos temáticos a agrometeorologia; o clima e a paisagem; o clima e a saúde; o clima urbano; a climatologia e o ensino de geografia; geotecnologias aplicadas à análise climática; e paleoclimatologia.

Durante a solenidade de abertura, nesta terça-feira à noite, o coordenador do evento, Hélio Silveira, resgatou um pouco da história das semanas e destacou a importância dos temas deste ano para toda a sociedade. Ele conclamou os alunos a prosseguirem na busca do conhecimento. A coordenadora-adjunta do curso de Geografia, Iolanda Shizue Aoki, deixou uma reflexão para os participantes, o de, em vez de falar sobre sustentabilidade, pensar em ser sustentável em nível da educação. A chefe do Departamento de Geografia, Deise Elias Queirós, fez um resgate dos temas abordados em outros anos e também destacou a importância dos temas deste ano, que afetam não só os alunos mas a todos os cidadãos.

O vice-reitor Mário Azevedo comentou sobre a tradição e a importância do curso e do Departamento de Geografia para a UEM e a relevância dos temas. Abordou a influência do homem nos problemas climáticos do planeta e a necessidade de a educação formar pessoas para a vida em comum e solidária. Ressaltou que a sustentabilidade deve ser o compromisso com as gerações futuras e que as nações devem ser solidárias com as outras. Para ele, é preciso formar o ser humano para entender o mundo em que vive.

Ainda durante a cerimônia, foi prestada uma homenagem aos professores aposentados Gilda Benaducci, Margarida Peres Fachini, Miriam Silveira Nakashima, Paulo Nakashima, Vera Beatriz Köhler e Wilson Teixeira Guerra. Também foi homenageada a professora Anevair dos Santos Bahls, falecida recentemente.

A programação pode ser vista no site www.dge.uem.br/simpec/.