Escolas podem agendar visita à exposiçãoA 21ª Semana da Matemática da Universidade Estadual de Maringá, que será realizada de13 a 17 deste mês, pretende integrar a comunidade com o Departamento de Matemática, além de divulgar as atividades de pesquisa, ensino e extensão.

Junto com as palestras, minicursos e oficinas, será realizada uma exposição interativa, com diversos objetos que propiciam uma forma diferente de experimentar a Matemática, interagindo com seus conceitos. Os artefatos são parte de um projeto de extensão iniciado em 2004 e inaugurado em 2005. Por conta desse projeto, a exposição já percorreu várias cidades e escolas da região. Também são oferecidas oficinas temáticas.

As escolas interessadas em visitar a exposição podem agendar visitas de alunos. As visitas são monitoradas e acontecem nos dias 15, 16 e 17. Sempre no período da manhã e tarde. No dia 17, a exposição ficará aberta também no período noturno.

Pesquisadores convidados de diversas universidades brasileiras também são os destaques do evento. Entre os convidados está o professor Humberto José Bortolossi, da Universidade Federal Fluminense, que irá proferir a palestra de abertura, no dia 13, logo após a cerimônia de abertura, às 19h30. Ele irá discutir o ensino da matemática com auxílio do computador.

Também serão debatidos, ao longo da Semana, temas como Aplicações da Teoria de Curvas no cotidiano; Relatividade e Espaço-Tempo Curvo; Matemática por trás dos origamis; Contribuição da Matemática no impacto ambiental; Livros didáticos; entre outros

Os interessados devem se inscrever até o início do evento, na secretaria do Departamento, Bloco F-67, a uma taxa de R$ 10 para estudantes da graduação, R$ 15 para estudantes da pós-graduação e R$ 25 para os demais. O valor inclui um minicurso ou uma oficina. Outras informações pelo fone 44 3011-4933 ou ainda no site www.dma.uem.br/semat/