Eventos promovidos pela Universidade Estadual de Maringá comemoram o Ano Internacional da Biodiversidade, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2010, com o objetivo de chamar a atenção das populações para a perda cada vez maior de espécies animais e vegetais. Durante a solenidade de abertura do XII Encontro Maringaense de Biologia e XXV Semana da Biologia, nesta segunda-feira (30), a coordenadora dos eventos, Maria Auxiliadora Milanese Gutierre, destacou a programação diversificada disponível aos participantes e os seus aspectos ligados à biodiversidade, ética, entre outros. Disse que o momento era único, de buscar o saber, aproximar-se de outras pessoas e complementar as atividades.

A coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Marion Haruko Machado, ressaltou a importância dos eventos e da participação dos alunos, lembrando que eles ajudam no crescimento e na troca de experiências. A diretora do Centro de Ciências Biológicas, Káthia Mathias Mourão, citando o Ano Internacional da Biodiversidade, falou sobre a riqueza e a variedade no mundo natural, que fornece matéria-prima para os medicamentos, e afeta a existência de outros seres. Mencionou que não se conhecem todos os organismos nem sua quantidade, mas que o Brasil apresenta uma megadiversidade, com cerca de 20% das espécies conhecidas. Durante sua fala, mostrou também sua preocupação com as queimadas criminosas, ocupação desordenada de áreas naturais e a exploração dos recursos naturais.

Os eventos prosseguem até 3 de setembro, no anfiteatro do Nupélia, debatendo a biodiversidade. Por exemplo, o pesquisador Mário Mantovani, ligado ao projeto SOS Mata Atlântica, debaterá projetos relacionados com a manutenção da biodiversidade brasileira. Fernando Oliveira, Ivan Neves e Luiz Cláudio Mayerhofer, pesquisadores participantes do projeto Boto Cinza, do Instituto de Pesquisas Cananéia, também confirmaram presença para a palestra Pesquisa e Conservação: natureza e cultura no Lagamar de Cananéia.

Ricardo Campos da Paz, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, discute biodiversidade animal e evolução. Vagner Luis Camilotti, médico veterinário e professor do Programa de Pós Graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ministra a palestra: A paisagem em retalhos: como as aves respondem à perda e à fragmentação do habitat? A programação ainda engloba temas como Biologia e Cidadania; Mecanismo de Orientação e Navegação Animal; Polimorfismos Genéticos Humanos; Manejo de Espécies Mantidas em Zoológicos; entre outros.

Informações adicionais podem ser obtidas no Departamento de Biologia, Bloco H-78, fone 3011-4312. Para conferir a programação completa acesse o site www.dbi.uem.br, no link Emabi 2010.