A população de Umuarama, que já contava os atendimentos clínicos,  serviços de Raio-X e cirurgias de animais de pequeno porte, agora também poderá utilizar esses serviços para animais de grande porte. É que a Universidade Estadual de Maringá inaugurou, na manhã desta sexta-feira, a nova ala do Hospital Veterinário. São 380 m², construídos com recursos próprios da UEM.

Junto com a estrutura física também foram investidos R$ 150 mil para a compra de equipamentos modernos, que irão viabilizar não só a prestação de serviços à comunidade, mas o bom desenvolvimento do curso de Medicina Veterinária, oferecido no Câmpus de Umuarama. Esses recursos são oriundos de emenda parlamentar do deputado Osmar Serraglio.

Também foi inaugurado um curral de 420 m², com baias e salas de preparação para a cirurgia. Nesse espaço foram gastos R$ 230 mil,  verba da UEM e da Unidade Gestora do Fundo Paraná.

Segundo o diretor do Câmpus de Umuarama, professor Osvaldo Joaquim dos Santos, a nova ala do hospital já entrou em funcionamento. “Inicialmente os atendimentos serão prestados aos equinos. A partir da ampliação do corpo técnico, o serviço será ampliado para outros animais”, afirmou Santos.

Lembrando que se trata de um hospital escola, o reitor Décio Sperandio destacou que com a inauguração e a aquisição de equipamentos, a UEM garante aos seus alunos de Medicina Veterinária as condições ideais de desenvolvimento do curso, abrindo espaço também para novas pesquisas.

A solenidade também contou com a presença da coordenadora do Hospital Veterinário, professora Rita de Cássia Menchion, do secretário da Agricultura, Meio Ambiente e Turismo do Município, Antônio Carlos Fávero, professores, alunos e pessoal técnico do câmpus.