A Universidade Aberta à Terceira Idade da UEM pretende realizar uma campanha de prevenção à cegueira e reabilitação visual com diversos parceiros. Nesta sexta-feira (13), será realizada uma reunião com a comissão organizadora na UEM, bloco E-46, sala 7, a partir das 8h30. A intenção é desenvolver diversas atividades voltadas para o público idoso para defender e melhorar a saúde ocular e o acesso à assistência oftalmológica de qualidade; para diminuir a prevalência da cegueira evitável; e esclarecer a população sobre os cuidados necessários à preservação da saúde ocular. O lançamento da campanha será no Dia Internacional do Idoso, 1º de outubro, às 8 horas, na UEM, no Dacese.

A coordenadora pedagógica da Unati, Regina Taam, mencionando dados do Arquivo Brasileiro de Oftalmologia de 2004, diz que 60% das cegueiras são evitáveis e 20% são recuperáveis. Citando o oftalmologista Rubens Belfort, aponta que os problemas de visão da maioria dos brasileiros podem ser resolvidos de modo simples e barato, como distribuir óculos genéricos para a população carente acima de 50 anos e investir em prevenção.

A comissão pretende, além das palestras, promover mutirão de execução de exames oculares e de cirurgias, confecção e distribuição de material educativo sobre o problema, doação de óculos, criação de ótica popular (a médio prazo), mas muitas dessas ações dependem da colaboração de segmentos da sociedade civil e política. A Unati está buscando parceria com o Departamento de Medicina da UEM, Lions, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Secretaria de Saúde de Maringá, Hoftalmar, meios de comunicação, Associação Paranaense de Oftalmologia, Sociedade Médica, Sesc e óticas.

As palestras do dia 1º de outubro serão com o professor Antonio Carlos Segatto (DDP) sobre o direito de ver, com Nilson Didoni (DMD) sobre prevenção da cegueira e reabilitação visual e com a geriatra Thaís Miranda Nóbrega (Sesmt), que fala que enxergar bem é possível.  Outras informações na Unati, fone 3011-5096.