A Universidade Estadual de Maringá e a Universidade de Alicante, Espanha, iniciaram o V Curso Internacional de Cooperativismo e Desenvolvimento Rural na UEM, no dia 10 deste mês. Durante a solenidade de abertura, o coordenador brasileiro do curso, Osvaldo Hidalgo da Silva, explicou sobre a forma de ação do convênio entre as duas instituições que permite a realização do curso. “As relações têm como base a confiança, o compromisso e a cooperação e o entendimento de que as atividades não finalizam com o início ou final de mais um curso”. Disse que é preciso saber também que, na atualidade, a internacionalização é um processo estratégico de diversas instituições, entre elas, as universidades e cooperativas e que “não podemos renunciar a essa oportunidade”.

As atividades formais entre as duas universidades começaram em 2003. O primeiro curso foi oferecido em 2005, quando a Cooperativa Integrada de Londrina passou a apoiar os eventos. O curso também é oferecido na Espanha. Em novembro, começa a quinta turma na Universidade de Alicante. Até o momento, os nove cursos somaram 1.131 participantes. Nesta turma, além dos professores da UEM e de outras IES brasileiras, haverá docentes da Espanha, do Uruguai e da Argentina.

O coordenador espanhol, José Daniel Gomes Lopes, falou sobre a importância do curso e da mobilidade dos professores e alunos dentro do convênio, reforçando que a Universidade de Alicante está de portas abertas para receber os docentes e estudantes da UEM. Ressaltou ainda a importância de se conhecer as diferentes formas de cooperativismo e o enfoque dado ao tema em cada país. O presidente da Cooperativa Integrada, Carlos Murate, mencionou a importância de as instituições apoiarem a UEM e que já fez visitas técnicas às cooperativas espanholas por meio do convênio entre a UEM e a Alicante. Disse que o cooperativismo é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de qualquer país.

O diretor do Centro de Ciências Agrárias, Bruno Domingos De Angelis, mencionou que ficou surpreso com o número de participantes (160), dos quais, muitos são de entidades e interessados externos. O chefe do Departamento de Agronomia, Gilberto Catunda Sales, disse que o curso é atualizado e permite comparar os enfoques sobre cooperativismo e desenvolvimento rural entre a Europa e América Latina, já que contará com professores da Espanha, Argentina e Uruguai. Ressaltou que a cooperação faz com que se caminhe para inserção de todos os segmentos da sociedade, gerando aspectos inovadores no processo.

O vice-reitor Mário Azevedo lembrou que esta é a terceira vez que ele faz a abertura do curso. Destacou que o curso mostra a inserção e o respeito que outras instituições tem pela UEM e vice-versa. Disse que a Universidade de Alicante é uma grande parceira da UEM dentro da cooperação internacional. Falou que o Departamento de Agronomia elege com seriedade todos seus parceiros, como pode ser refletido na programação do curso e como mostra a multidisciplinaridade do curso.