O Laboratório de Topografia, ligado ao Departamento de Engenharia Civil da UEM, ganhou novo espaço e mais amplo. Hoje de manhã (11), foram inauguradas as novas instalações no bloco C-67, sala 110. Coordenado pela professora Cláudia D´Arce Filetti, desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área de mapeamento e levantamento de terra, elaborando também mapas topográficos. Atende alunos de graduação de Engenharia Civil, Agronomia, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo, de especializações na área e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, além de contribuir com o curso de Geografia. Os principais equipamentos são o teodolito, a estação total, o GPS topográfico e computadores com softwares específicos, alguns adquiridos do ano passado para este.

Durante a solenidade, Filetti falou sobre as atividades desenvolvidas no laboratório, criado em 1974, e agradeceu o apoio da administração central para aquisição de equipamentos e do novo espaço de 60 m². O professor Antonio Falavigna Primo, que foi o coordenador do laboratório de 1976 a julho deste ano, comentou sempre brigou pelo setor e que hoje ele dispõe dos melhores equipamentos. O chefe do Departamento de Engenharia Civil, Antonio Belincanta, falou da alegria de inaugurar o espaço, de dispor de dois laboratórios de informática e estar recebendo mais computadores. O diretor do Centro de Tecnologia, Mauro Ravagnani, destacou que a UEM tem crescido muito graças à capacitação docente, à política de qualificação, aos laboratórios de pesquisa avançados, à central analítica bem equipada, à política institucional voltada para as áreas mais carentes do ensino, ao esforço dos professores, entre outros aspectos.

O reitor Décio Sperandio ressaltou que a UEM avançou muito nos últimos 4 anos e apresenta um nível de excelência. Pela segunda vez, foi considerada a melhor universidade do Paraná e é a 19ª do Brasil. Discorreu sobre os critérios do MEC para avaliar as instituições, como a titulação dos professores, a infra-estrutura, os recursos didático-pedagógicos e a participação dos alunos. Sperandio disse aos alunos que eles levavam um selo de garantia da UEM ao se formarem. Aconselhou-os a voltarem para cursarem uma pós-graduação. Falou que as melhorias como essa, e a instalação de kits salas de aula, a climatização dos ambientes eram para tornar o local mais agradável a eles. Finalizando, previu que o CTC vai crescer muito nos próximos anos, que outros cursos estão sendo pensados e que a tecnologia está crescendo.

O laboratório pode ser contato pelo fone 3011-4545.