O professor emérito da Universidade Estadual de Campinas, Dermeval Saviani, ministra, hoje (10), na Universidade Estadual de Maringá, a palestra  O contexto histórico das conferências de educação no Brasil: significado e desdobramentos. Será no auditório do Bloco I-12, a partir das 19h30.

Doutor em Filosofia da Educação e pedagogo de renome internacional, Saviani tem vários livros publicados na área. Sua obra História das Idéias Pedagógicas no Brasil, ficou em primeiro lugar na categoria Melhor Livro de Educação, do mais tradicional prêmio literário do Brasil, o Jabuti.

Saviani está na UEM à convite do Programa de Pós-Graduação em Educação. E, amanhã (11), ele ministra o minicurso Educação a contrapelo: breve análise das pedagogias contra-hegemônicas na história da educação brasileira. Também será no auditório do Bloco I-12, às 19h30.

Dono de um invejável currículo, Saviani foi membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, coordenador do Comitê de Educação do CNPq, coordenador de pós-graduação na Ufscar, PUC-SP e Unicamp, diretor associado da Faculdade de Educação da Unicamp, professor titular colaborador da USP e sócio-fundador da Anped, Cedes, Ande, Cedec e SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação), da qual foi o primeiro presidente.