A Universidade Estadual de Maringá está entrando na reta final para as eleições que irão eleger o próximo reitor e vice-reitor da Instituição. O pleito ocorre na próxima semana, no dia 18, quando duas chapas irão disputar a preferência dos 25.842 eleitores que compõem o colégio eleitoral. Nesta quarta-feira, dia 11, as entidades representativas do corpo docente, discente, e técnico-administrativo da UEM (Aduem, Afuem, DCE, Sesduem e Sinteemar) promovem um debate com os candidatos. Será no Restaurante Universitário, a partir das 19h30.

O debate será mediado pelo jornalista Marçal Siqueira e terá quatro blocos, começando pela apresentação das chapas. Cada chapa terá cinco minutos para falar. O bloco seguinte será de perguntas formuladas pelas entidades promotoras do evento. Também haverá espaço para perguntas da plenária e para as considerações finais das chapas. O tempo previsto para o debate é de 2h20, com 10 minutos de intervalo.

A Chapa 1, UEM é +, é encabeçada pelo professor Mauro Luciano Baesso, como candidato à reitor, e Julio Cesar Damasceno como candidato à vice. Baesso é do Departamento de Física e Damasceno, do Departamento de Zootecnia. Pela Chapa 2, Siga em Frente UEM, concorrem o professor Júlio Santiago Prates Filho, como candidato à reitor, e Neusa Altoé, como candidata à vice. Prates Filho é do Departamento de Matemática e Neusa Altoé é do Departamento de Fundamentos da Educação.

A apuração dos votos será realizada logo depois do término da votação. Quem for eleito tomará posse no dia 10 de outubro para uma gestão de quatro anos.