O Fogança, Grupo Parafolclórico Universitário de Danças Folclóricas, estará no 46º Festival do Folclore de Olímpia, interior de São Paulo, que começa neste sábado e segue até o dia 15 deste mês. Há mais de 20 anos, o Grupo representa o Paraná nesta que é maior festa folclórica do país, no entanto a participação este ano terá um tom diferente. É que o estado é o homenageado nesta edição do Festival, cujo tema é Paraná, Terra dos Pinheirais onde Nasceu a Gralha Azul.

O artesanato, os pontos turísticos, as comidas e a cultura paranaense estarão em evidência durante toda a festa. A Universidade Estadual de Maringá também é destaque na festa, através do trabalho realizado pelo Fogança, que vai mostrar o Fandango do Paraná. Vale ressaltar que fotos do Fogança estão estampadas em todo o material publicitário do Festival, incluindo o cartaz e o anuário.

A coordenadora do Grupo, professora Sueli Alves de Souza, se sente muito feliz com a homenagem, que para ela representa o reconhecimento de um trabalho de mais de 20 anos. Segundo a coordenadora, a expectativa de público é de mais de 300 mil pessoas. Além das apresentações ao vivo pela internet. “Vamos participar da abertura e subiremos ao palco em todas as noites do Festival”, explica.

O Fogança surgiu em 1989, a partir da realização de um curso sobre danças populares. Sueli de Souza diz que o Grupo é composto por discentes, docentes e funcionários da UEM, num total de 34 pessoas, dos quais seis músicos, 27 dançarinos, além dela que além de dirigir o Grupo também é responsável pelas pesquisas e coreografias.

Em mais de 20 anos de trabalho, o Fogança realizou diversas montagens coreográficas, apresentadas em todo o Brasil e no exterior. Em média são 60 apresentações anuais. “A busca de nossas raízes, o respeito pelas legítimas manifestações de nossa cultura, tem sido nosso objetivo neste projeto, através das danças. Nossas tradições precisam ser resgatadas e preservadas. Nosso papel é perpetuar e difundir essas tradições, num sincero anseio de brasilidade”, diz a coordenadora.