A Universidade Estadual de Maringá, por meio do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (Lepac) e do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina (DAB), promove, hoje (4), o curso Procedimentos para a Coleta, Armazenamento e Transporte de Amostras para os Testes de CD4/DC8, Carga Viral e Genotipagem HIV-1. A atividade faz parte das ações do Lepac no Programa Nacional de DST/Aids. A primeira palestra foi sobre a Situação Atual da Epidemia HIV/Aids, proferida por Wilsa Amaral Zenera, técnica da Vigilância Epidemiológica da Divisão de DST/HIV/Aids da Secretaria de Saúde do Paraná.

 

Ainda de manhã, o professor Dennis Armando Bertolini (UEM) abordou o tema Aspectos Clínicos Laboratoriais do HIV/Aids. À tarde, Ione Takaki e Rosimeiri Tokuda abordarão o tema central do curso e está programada uma visita técnica aos laboratórios CD4/CD8 e de carga viral da UEM.

Estão participando profissionais das regionais de saúde de Maringá, Umuarama, Cianorte, Cascavel, Paranavaí e Campo Mourão que atuam no diagnóstico e controle de doenças sexualmente transmissíveis e Aids. O Lepac realiza os testes de diagnóstico de DST e Aids e também os exames de contagem de linfócitos CD4/CD8 e carga viral, importantes para o acompanhamento terapêutico dos pacientes portadores do vírus HIV e da Aids.