Começa, na próxima segunda-feira (2), a XIX Semana Mundial de Amamentação e XV Semana Maringaense da Amamentação, que tem a Universidade Estadual de Maringá como parceira na realização, na condição de participante do Comitê de Aleitamento Materno de Maringá.

 

 

<!--[endif]-->

A abertura oficial do evento, que, neste ano, terá como tema central Amamentação: por um mundo amigo da criança, ocorrerá às 13h30, do dia 2, no auditório Dona Etelvina (Bloco 7), do Centro Universitário de Maringá (Cesumar). Às 14h30, a médica pediatria Keiko Teruya, do Hospital Guilherme Álvaro, de Santos, fará uma palestra sobre O que fazer para que nossas crianças vivam 100 anos?. Teruya é especialista em lactação humana, membro do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo e membro do Comitê Nacional de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde.

Ainda no dia 2, a pediatria Keiko Teruya fará uma palestra sobre o tema Evidências Científicas do Aleitamento Materno. O público alvo são pediatras, obstetras e profissionais da saúde.

Ainda como programação do evento, estão previstas, de 2 a 6 de agosto, atividades com gestantes e mães sobre amamentação: grupos de apoio às mães, distribuição de folderes educativos e orientação nas Unidades Básicas de Saúde; atendimentos às mães e bebês na Clínica de Fonoaudiologia do Cesumar; e visitas a supermercados e farmácias para orientação sobre a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactantes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras – NBCAL.

No mesmo período ainda haverá palestra para profissionais da Maternidade Santa Rita; palestra sobre NBCAL para alunos da PUC e do curso de jornalismo do Cesumar; e divulgação da Semana com a presença da Mãe-Ingá, na avenida Brasil.

No dia 6, às 14 horas, no salão paroquial da Igreja Santo Antônio de Pádua (Praça Santônio, s/n), será realizado o III Encontro de Vovós, com chá e apresentação teatral da Pastoral da Criança sobre aleitamento materno e distribuição de brindes.

Também faz parte da programação um treinamento sobre a NBCAL, nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, para os membros do Comitê de Aleitamento Materno e agentes da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (44) 3218-3162 ou e-mail coamar@maringa.pr.gov.br.