O Mudi, Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá, está organizando uma mostra interativa que promete combinar diversão e aprendizado. Trata-se do Brincando no Mudi, exposição que irá evidenciar a produção de brinquedos idealizados e confeccionados por acadêmicos de Educação Física. A mostra será inaugurada no dia 1º de agosto, permanecendo aberta ao público até 1º de novembro.

O professor Giuliano Gomes de Assis Pimentel, curador da mostra, explica que a exposição dá continuidade à tradição de mostras de brinquedos dentro do câmpus da Universidade, sendo que pela primeira vez o Mudi recebe o acervo, pertencente ao Laboratório de Ensino e Pesquisa do Lúdico e renovado anualmente com novas produções.

Pimentel conta que os brinquedos são acessíveis a públicos com idades diferenciadas, associando educação, ciência e arte. “Do ponto de vista pedagógico, os brinquedos provocam três níveis de ação em crianças e adultos. O primeiro nível é a diversão, quase sempre estimulada pela atração exercida pelas atividades. Ao descobrir como manipular o brinquedo, a pessoa também ativa sua capacidade de resolução de problemas. No terceiro nível, quem brinca cria um conceito, fruto de reflexão”. A mostra é interativa e convidativa. A ideia é que pessoas de todas as idades se permitam brincar no Mudi, como sugere o próprio nome da Mostra.

Aos domingos, o horário de visitação do Mudi vai das 14 às 18 horas. E de terça a sexta-feira das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Na quarta-feira o museu também abre à noite, das 19h30 às 22 horas. O telefone do Mudi é o (44) 3011-4930.

A exposição é uma parceria do Departamento de Educação Física da UEM com o Mudi e a SER (Sociedade Eticamente Responsável).