Estão abertas as inscrições para a VII Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima “Pare de Fumar Correndo”. A prova está marcada para o dia 29 de agosto, sob realização da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Lions Clube Maringá Universitário – Integração, com patrocínio da Caixa Econômica Federal. Os interessados poderão se inscrever, pela internet, site www.tabagismo.uem.br, até o dia 20 de agosto. A Maratona tem o objetivo de comemorar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, promovendo uma grande festa do atletismo e incentivando a todos para uma vida saudável.

O evento tem apoio da Prefeitura de Maringá, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Federação Paranaense de Atletismo, Associação Maringaense de Atletismo, Corpo de Bombeiros, 4º Batalhão da Policia Militar do Paraná, Tiro de Guerra, Comad (Conselho Municipal Antidrogas) e Associação SER (Sociedade Eticamente Responsável).

A largada da prova será em frente à Prefeitura às 9 horas, seguindo um percurso detalhado e divulgado no site do evento, na distância de 42.195 metros (em circuito). A competição será disputada por equipes compostas por oitto atletas, todos com idade mínima de 15 anos, que irão percorrer a distância da maratona na forma de revezamento, compreendendo um trecho entre 6 e 5 quilômetros 6,194 quilômetros. Os atletas poderão se inscrever nas categorias masculinas, femininas e mistas. As equipes mistas disputarão na categoria masculina.

Para a inscrição, cada equipe deverá doar no mínimo 30 quilos de alimentos não perecíveis, que serão entregues na Secretaria Municipal dos Esportes e Lazer, na rua Eduardo Lauro Werneck, nº 500, no dia 28 de agosto, das 14 às 18 horas. A equipe que mais arrecadar alimentos receberá um aparelho de DVD.

Está prevista premiação em dinheiro para as equipes, além de troféus para os três primeiros colocados e medalhas para todos que completarem o percurso. A Maratona tem a coordenação do professor Celso Conegero, da UEM. A coordenadora técnica é a professora aposentada da UEM, Maria da Conceição Silva.

Concurso

Também será realizado o Concurso de Frases sobre Prevenção e Controle do Tabagismo de Maringá, com a finalidade de estimular a elaboração de frases sobre o tabagismo e sua repercussão na saúde, na economia e no meio ambiente.

As inscrições para o concurso também estão abertas e o prazo termina no dia 12 de agosto. A seleção das frases inscritas será feita de 13 a 19 de agosto. A divulgação dos resultados ocorrerá, no dia 22 de agosto, por meio do site www.tabagismo.uem.br e nos jornais de Maringá.

Os interessados poderão se inscrever por meio do site acima ou através de correspondência encaminhada para a secretaria do Museu Dinâmico Interdisciplinar, da UEM, Bloco 33, campus universitário, telefones (44) 3011-4049 e 3011-4963. A ficha de inscrição está disponível no site do evento.

As premiações serão entregues no dia 29 de agosto, das 9h30 às 12h30, no Centro de Convivência Comunitária, ao lado do Prefeitura Municipal.