Os cursos de mestrado e doutorado da UEM vão contar com mais 156 bolsas de estudos, financiadas pela Coordenação de Apoio ao Pessoal do Ensino Superior (Capes). O anúncio foi feito semana passada. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, Benedito Dias Filho, trouxe a novidade de Brasília, onde participou de uma reunião junto a todas as universidades da Região Sul.

O aumento das bolsas faz parte do Programa Bolsa para Todos, lançado ano passado pela Capes. A agência dividiu as áreas de conhecimento em três e estabeleceu prioridades para algumas delas. A ideia é que, em médio prazo, o grupo de prioridade 1 tenha no máximo 5% dos alunos sem bolsa; a prioridade 2 chegue a apenas 10%; e, a prioridade 3, a 15%.

Mas o reflexo da iniciativa já tem resultado na UEM. As bolsas para os 30 programas de mestrado aumentaram 36%. Foram de 304, para 414, com a chegada de 110 novas bolsas. Com isso, de cada 10 mestrandos da UEM, 8 têm financiamento.

Dezesseis programas de doutorado da UEM receberam, agora, 46 novas bolsas. Somadas às 138 que já existiam, o aumento foi de 33%. Este total de 184 determina uma média de 9,5% apenas de doutorandos sem bolsa na Universidade.

Benedito Dias Filho diz que esse é um avanço significativo para a pesquisa na Instituição. “Com certeza, os resultados vão aparecer, muito em breve, na qualidade da produção científica dos nossos programas de pós-graduação”.